quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Dakar 2012 - 5ª Etapa, Holowczyc vence etapa e Peterhansel segura liderança


O polaco Holowczyc, em MINI, foi o piloto mais rápido na 5.ª etapa do Dakar entre Chilecito e Fiambalá e subiu ao segundo lugar da classificação geral.
Na liderança da prova continua o francês Stéphane Peterhansel, que foi terceiro na especial de hoje, atrás de Robby Gordon, num Hummer.
Os “derrotados” do dia foram Al-Attiyah e De Villiers. O sul-africano perdeu o segundo lugar na geral e Al-Attiyah voltou a ter problemas no seu Hummer quando andava na frente da etapa, estando agora a mais de 50 minutos do líder.
Entre os portugueses:
Leal dos Santos foi o mais veloz no dia de hoje e continua a sua recuperação na geral. Com o sexto lugar na etapa de hoje, o piloto MINI dá um salto para 17.º na geral.

Carlos Sousa sobe na classificação geral pelo terceiro dia consecutivo!
Carlos Sousa terminou a quinta etapa do Dakar em sétimo lugar, subindo à mesma posição da geral, ao ultrapassar Nasser Al-Attiyah, vencedor da prova em 2011,sobre
quem tem agora mais de 10 minutos de vantagem…
Numa etapa que acabou por não ter as dificuldades esperadas pela maioria dos concorrentes, particularmente na abordagem às famosas dunas brancas de Fiambalá,
Sousa voltou a estar em plano de evidência, garantindo o sétimo melhor tempo da especial e subindo a idêntica posição na geral, após superar o vencedor da última edição, Nasser Al-Attiyah, a quem ganhou hoje quase 10 minutos.Com as temperaturas finalmente a descerem nesta quinta e última etapa disputada em solo argentino, a Organização viu-se mesmo obrigado a encurtar os primeiros 24km da especial
inicialmente programada com 177 km em consequência da chuvaintensa que fustigou esta região, por norma bastante árida, na noite anterior.

“Já tinha feito esta etapa em 2010 e na altura foi tudo muito mais complicado.
Felizmente, não apanhámos tanto calor hoje como nos últimos dias e mesmo apassagem pelas dunas acabou por revelar-se tranquila, mesmo se também decidirodar com algumas cautelas às vezes até demais, para não deixar aquecer muito o carro, até em face dos problemas já experimentados pelo Zhou Young nos primeiros dias”, revelou o piloto português à chegada a Fiambalá.
“É uma situação que tem deixado a equipa algo apreensiva, até porque já tivemos esse mesmo problema aquando dos testes que realizámos em Marrocos. Enfim, é algo que temos que ir gerindo com cautela ao longo da prova, até porque chegados a este lugar em termos de geral será já difícil fazer muito melhor em face do potencial das outras equipas”, acrescentou ainda Carlos Sousa, após um dia em que ganhou mais de 5 minutos a Giniel de Villiers e se afastou ainda mais dos pilotos que o seguem imediatamente na classificação.
Com praticamente um terço de prova já cumprido, o piloto português da Great Wall está agora a pouco mais de 40 minutos do líder Stéphane Peterhansel e a menos de 10de Leonid Novitskiy, que ocupa o sexto lugar da geral.Um resultado que confirma a jovem equipa da Great Wall como a grande surpresa desta fase inicial da prova, mas também a grande experiência e regularidade de Carlos Sousa numa prova que tem concluído regularmente no top-10 desde 2001.As duas próximas etapa do Dakar prometem maiores dificuldades, sobretudo a de sábado. Amanhã, após cruzarem a fronteira a mais de 4.700 metros de altitude, os concorrentes terão pela frente uma dura especial a caminho de Copiapó, já no Chile,com 247 km cronometrados marcados já pela brutal aridez do deserto de Atacama.

“Estas duas próximas etapas vão definir muito melhor a classificação geral, antes do
dia de descanso que se cumpre no domingo”, avisa Carlos Sousa, para quem,“as
diferenças vão aumentar muito e a experiência de pilotos e equipas vão ser fundamentais. Penso mesmo que o primeiro balanço a sério deste Dakar só poderá ser feito quando chegarmos a Copiapó no domingo e virmos se alguns dos carros que neste momento estão no top 10 e até mesmo no top 20 têm mesmo condições para continuar entre os primeiros”, concluiu.

CLASSIFICAÇÃO ETAPA 5

1º Holowczyc/Fortin MINI 2h10m51s
2º Gordon/Campbell Hummer a 1m01s
3º Peterhansel/Cottret MINI a 3m52s
4º Roma/Périn MINI a 7m47s
5º Novitskiy/Schulz MINI a 8m18s
6º Leal dos Santos/Fiuza MINI a 9m19s
7º SOUSA/GARCIN GREAT WALL a 8m21s

GERAL APÓS ETAPA 5

1º Peterhansel/Cottret MINI 11h58m03s
2º Holowczyc/Fortin MINI a 4m18s
3º Roma/Périn MINI a 10m39s
4º Gordon/Campbell Hummer a 13m32s
5º De Villiers/Von Zitzewitz Toyota a 21m01s
6º Novitskiy/Schulz MINI a 30m51s
7º SOUSA/GARCIN GREAT WALL a 40m55s
(…)
17ºLeal dos Santos/Fiuza MINI
Ramos Pardal

Sem comentários:

Enviar um comentário