domingo, 1 de janeiro de 2012

Carlos Sousa entra com o pé direito no Dakar 2012 e garante o sexto melhor tempo na etapa inaugural


Piloto português foi uma das boas surpresas neste início de prova, colocando-se já entre o grupo da frente da competição automóvel. Mesmo acusando alguma falta de ritmo e sem ter ainda total confiança no novo carro, foi o sexto mais rápido a concluir os 57 km do primeiro troço cronometrado desta edição, num excelente pronúncio para as aspirações do piloto oficial do Team Great Wall Motors nesteDakar 2012.
Superando desde já as suas melhores expectativas, Carlos Sousa garantiu hoje o sexto melhor tempo da geral na primeira etapa do Dakar 2012, cumprindo os 57 km do setor cronometrado desta manhã em 33m04s, num início bastante promissor para o piloto oficial do Team Great Wall Motors, que abre esta edição precisamente no mesmo lugar em que concluiu a sua última participação na prova, em 2010. Oitavo carro a largar para esta etapa inaugural, que ligou Mar del Plata a Santa Rosa dela Pampa, num total de 820 km, dos quais 763 km foram cumpridos em percurso de ligação, Carlos Sousa confessou-se"algo surpreendido pelo resultado final, uma vez que não senti ainda total confiança no carro e acusei alguma falta de ritmo nos primeiros quilómetros. Nesse contexto, este resultado foi uma surpresa bastante positiva, numa especial de dificuldade média e já com pistas muito técnicas e algo acidentadas pela passagem das motos”, como afirmou o piloto potuguês à chegada. Apesar de tudo, a maior dificuldade deste primeiro dia de competição foi mesmo o desconforto sentido por Carlos Sousa relativamente à posição de condução, algo que o piloto já se tinha queixado durante os testes realizados com a equipa em Marrocos: “Vinha sentado muito junto ao volante e sem muito espaço para fletir os braços. Isso foi notório sobretudo na passagem pelas primeiras dunas, que por serem muito macias e terem muito público à volta obrigavam-me a muitas correções com o volante. Enfim, é algo que vamos agora corrigir na assistência, embora sabendo de antemão que o habitáculo deste Great Wall é um pouco mais apertado que o Mitsubishi a que estava habituado. À parte disso, tudo está perfeito com o carro,pelo que vamos já começar a concentrarmo-nos na etapa de amanhã, que será bastante mais longa e rápida do que esta, exigindo grande concentração de início a fim” , concluiu o piloto no final deste primeiro dia de competição, onde ficou a somente 3 segundos de figurar já no top-5 da classificação geral. Relativamente à etapa de amanhã, que ligará Santa Rosa de la Pampa a San Rafael, na Argentina, terá um total de 777 km, incluindo 290 km de troço cronometrado, num percurso que incluirá pistas muito rápidas de início e a passagem por uma série dedunas na aproximação a Nihuil, região que no passado conheceu uma intensaatividade vulcânica, sendo a sua paisagem ainda dominada por tons cinzentos.

CLASSIFICAÇÃO – ETAPA 1

1º Novitskiy/Schulz MINI 33m12s
2º Holowczyc/Fortin MINI a 5s
3º Peterhansel/Cottret MINI a 9s
4º De Villiers/Von Zitzewitz Toyota a 15s
5º Gordon/Cambell Hummer a 49s
6º SOUSA/GARCIN GREAT WALL a 52s

Ramos Pardal

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