quarta-feira, 4 de janeiro de 2012
DAKAR 2012 - 4ªEtapa Peterhansel recupera o comando da prova
Para além da vitória na especial, Peterhansel recupera o comando da prova;
Nani Roma é quarto e sobe para terceiro da geral;Carlos Sousa faz o sexto tempo na etapa e sobe ao 8º lugar;Ricardo Leal dos Santos entrou ao ataque depois do tempo perdido na etapa de ontem: foi 11º.
A edição de 2012 do Dakar Argentina Chile Peru não podia estar a correr melhor para a Delta Q – Monster Energy X-raid Team, que após a etapa de hoje, a quarta, lidera a prova e soma mais uma vitória em especiais, desta feita através do ‘Sr. Dakar’, Stéphane Peterhansel.
Nani Roma também extraiu todo o potencial do seu MINI All4 Racing e completou os 326 quilómetros da especial no quarto lugar subindo para terceiro da geral.
No que respeita aos nossos TUGAS, Carlos Sousa terminou a etapa de hoje na sexta posição (provisória) subindo ao oitavo lugar da geral agora liderada por Peterhansel. O piloto português está agora a apenas um segundo de Al-Attiyah, o vencedor da última edição, sétimo da geral. Sousa está agora a 30m45s do líder e continua a fazer história com um carro chinês neste Dakar. Entre os automóveis mantem também, destacado, o lugar de melhor português.
O representante português da equipa MINI, Ricardo Leal dos Santos atacou com todas as armas esta classificativa para tentar anular o infortúnio de ontem. Relembre-se que Leal dos Santos ficou preso numa poça de lama a 500m do final da especial quando se viu obrigado a desviar-se de um motard. Perdeu quase três horas com o sucedido.
Stéphane Peterhansel teve uma pilotagem cautelosa ao longo de toda a classificativa: “Procurámos não correr riscos para não sermos surpreendidos e mantivemos um andamento constante do início ao fim. O MINI All4 Racing teve um excelente desempenho. Esta estratégia deu os seus frutos, no entanto em termos tácticos preferia não ter vencido pois isso obriga-me a sair na frente amanhã, mas pelos vistos os meus adversários cometeram demasiados erros. Apesar de tudo estamos satisfeitos por regressar ao comando da prova, pese embora tenhamos consciência que há muito Dakar pela frente. "
Leal dos Santos e o seu navegador, Paulo Fiúza tentaram a todo o custo levar o MINI All4 Racing mais além mas a tarefa revelou-se complicada: “Fizemos toda a especial no pó. Efectuámos muitas ultrapassagens, algumas delas bastante arriscadas mas tínhamos de recuperar o tempo perdido. O que aconteceu ontem deixou-nos bastante frustrados mas não vamos baixar os braços. Vamos procurar fazer, etapa a etapa, o nosso melhor”, disse o piloto português.
A quinta etapa ligará Chilecito a Fiambalá terá uma extensão de 423 quilómetros sendo apenas 177 contra o cronómetro. Nesta classificativa os pilotos vão enfrentar muitas dunas de areia e poderá ser uma classificativa madrasta para os menos cautelosos.
Classificação na Quarta Etapa:
1º Peterhansel/Cottrer – MINI com 3h49m33s
2º Terranova/Grider – Toyota a 5m19s
3º De Villers/Von Zitzewitz – Toyota a 6m42s
4º Roma/Perin – MINI a 7m36s
(…) 6º Carlos Sousa - Great Wall a 11m40s
11º Leal dos Santos/Fiuza – MINI a 14m37s
Após Quarta Etapa:
1º Peterhansel/Cottrer – MINI com 9h43m20s
2º De Villers/Von Zitzewitz – Toyota a 5m41s
3º Roma/Perin – MINI a 6m44s
(…)
8º Carlos Sousa - Great Wall a 30m45s
29º Leal dos Santos/Fiúza – MINI a 3h02m36s
Ramos Pardal
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário