sábado, 31 de março de 2012
3ª Etapa Rallye de Portugal Mikko Hirvonen mantém liderança
Após um segundo dia muito movimentado do Rali de Portugal restava a incógnita para saber se o líder Mikko Hirvonen tinha a prova sob controlo ou se Mads Ostberg e Evgeniy Novikov ainda poderiam dar luta pela primeira posição.
Contudo, a primeira especial deste dia deixou logo no ar a ideia de que o finlandês da Citroën poderia controlar, em ritmo normal, o ritmo daqueles dois adversários e, com isso, segurar a liderança. E foi exatamente isso que se comprovou ao longo de todo este dia, com Hirvonen a preferir adotar uma toada muito cautelosa, de gestão e sempre sem cometer erros, tanto mais que podia controlar o andamento de Novikov e Ostberg, ampliando ainda assim a vantagem sobre estes.
Estes foram contando, eles próprios, com alguns problemas, sobretudo o russo que de manhã teve problemas de ignição com o seu Ford Fiesta RS WRC. Assim, e à partida para o último dia, Hirvonen dispõe de 1.11,9s de avanço sobre Ostberg e de 1.41,2s sobre Novikov.
Já a luta pelas posições seguintes foi sempre mais animada, assistindo-se hoje à recuperação impressionante de Petter Solberg, a figura do dia, que começou o dia em 12º e chegou a ocupar o quarto posto da geral à entrada da última classificativa do dia. Contudo, na segunda passagem por Loulé, um problema com a direção assistida do seu Ford Fiesta, levou-o a perder algum tempo e novamente o quarto posto para Nasser Al-Attiyah. A distância entre os dois é de apenas 16,4 segundos, mas se Solberg mantiver amanhã o mesmo ritmo de hoje, será difícil ao piloto do Qatar, que também tem estado muito bem, manter a sua posição. Desta luta ficou de fora Patrick Sandell na 14ª especial quando deu um toque e se viu obrigado a desistir.
Martin Prokop também teve problemas mecânicos com o seu carro ao longo de hoje, embora tenha conseguido terminar em sexto, na frente de Dennis Kuipers, Sébastien Ogier, Peter van Merksteijn e Jari Ketomaa. Este último passou toda a tarde com problemas nos travões traseiros, adotando ritmos mais lentos e, ainda assim, conseguindo encerrar o dia no top 10.
Dani Sordo voltou a mostrar o bom ritmo do seu MINI, triunfando em duas especiais, embora a sua recuperação não tenha chegado a bom porto depois de ter visto o escape ceder, com os seus gases a começarem a invadir o habitáculo. Isso obrigou o piloto espanhol a partir o vidro do lado do navegador para que esses gases pudessem sair. Embora em troca, entrasse a complicada poeira. Nota, ainda, para Jari-Matti Latvala que viu a sua prova afundar-se ainda mais no dia de hoje quando um problema com a pressão de combustível o fez perder mais de 12 minutos.
Entre os portugueses, Armindo Araújo viu o seu dia terminar na especial 15 depois de ter arrancado uma roda do seu MINI, num momento em que estava perto de entrar no top 10.
1. M. HIRVONEN 2:59:33.6
2. M. ØSTBERG +1:11.9
3. E. NOVIKOV +1:41.2
4. N. AL ATTIYAH +6:10.1
5. P. SOLBERG +6:26.5
6. M. PROKOP +6:47.5
7. D. KUIPERS +7:29.8
8. S. OGIER +8:00.2
9. P. VAN MERKSTEIJN (JR) +8:38.7
10. J. KETOMAA
Fonte: autosport
Ramos Pardal
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário