quarta-feira, 28 de março de 2012

Ford e Citroën no topo da qualificação


Os dois pilotos da Ford, Jari-Matti Latvala e Petter Solberg, respectivamente, foram os mais rápidos, enquanto os rivais da Citroën, Mikko Hirvonen e Sébastien Loeb, ficaram logo atrás, na terceira e na quarta posições. A fechar os cinco primeiros surgiu o primeiro privado, Ott Tanak, que corre com um Ford Fiesta WRC preparado pela M-Sport. Com as diferenças entre os dois pilotos do construtor francês definidas ao milésimo de segundo, a "qualifying stage" foi muitíssimo emocionante. Menos feliz foi o brasileiro Paulo Nobre que capotou o Mini WRC e ainda não sabe se poderá alinhar no Vodafone Rally de Portugal que começa amanhã.
Os pilotos da Ford ditaram o andamento na qualificação que terminou há pouco. Petter Solberg obteve o segundo melhor tempo no exigente troço de Vale do Judeu, ao estabelecer o registo de 3m03,6s. O noruguês admitiu que podia ter sido mais rápido se não tivesse hesitado num dos cruzamentos da especial. Desta forma, quem mais brilhou foi Jari-Matti Latvala. Quinto piloto a partir para a classificativa, o finlandês estabeleceu o tempo de 3m01,8s. "Senti-me bem e gostei muito de fazer o troço", afirmou. Quando questionado acerca da posição que vai escolher para partir amanhã, Latvala respondeu: "Se chover, quero sair na frente, mas se estiver seco prefiro largar atrás. Se, neste caso, estiver muito pó, então teremos de correr alguns riscos."
Sébastien Loeb apenas conseguiu o quarto tempo (3m04,249s), mas estava satisfeito com o resultado obtido porque, apesar de querer alcançar um bom resultado, optou por não correr qualquer risco numa especial tão traiçoeira. O seu companheiro de equipa, Mikko Hirvonen, estabeleceu o terceiro melhor registo. O finlandês ficou a mais de dois segundos de Latvala mas bateu Loeb por escassos 17 milésimos de segundo. O piloto da Citroën admitiu que cometeu pequenos erros, mas mostrou-se contente com o resultado.

Os restantes pilotos estabeleceram tempos entre os 3m05s, com Novikov em sexto, e os 3m10s, com Dennis Kuipers a ficar na 14.ª posição. Armindo Araújo foi o 12.º mais rápido, depois de cumprir os 4,96km da especial em 3m09,8s. "Correu tudo bem. Não cometemos qualquer erro. Fizemos um bom shakedown e qualificação correu sem qualquer problema", afirmou o português.
Van Merksteijn Jr. e Nasser Al-Attiyah ficaram mais atrás e explicaram que, ambos, falharam em determinados momentos da especial. O holandês confessou ter cometido um erro num ponto de travagem, enquanto o qatari da Citroën falhou um cruzamento e deixou, inclusive, o carro ir abaixo.
A maioria dos pilotos gostou do troço de qualificação e estava satisfeita com os respectivos desempenhos. Contudo, com a possibilidade das condições meteorológicas se alterarem, o verdadeiro desafio vai ser escolher a melhor posição na ordem de partida. Tudo indica que a chuva poderá surgir e isso significa que um lugar entre os primeiros a sair para os troços é vantajoso. Mas se tal não acontecer, aqueles que abrirem a estrada vão sofrer, tal como aconteceu no ano passado, com falta de tracção e maior desgaste de pneus nos seus carros.
Relativamente ao acidente de Paulo Nobre, o piloto do WRC Team Mini Portugal, explicou que bateu numas pedras e o carro sofreu danos que agora serão analisados pelos técnicos da equipa de modo a perceberem se o carro é recuperável a tempo da partida, amanhã, com a super-especial em Lisboa.
Os pilotos que participaram na qualificação vão escolher a posição na estrada, para os troços de amanhã, ao início da tarde de hoje.
Fonte : rallye de Portugal
Ramos Pardal

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