sexta-feira, 30 de março de 2012

Rallye de Portugal - Hirvonem resiste ao diluvio


Ontem tinha regressado a noite, hoje regressou um verdadeiro dia de Rali de Portugal de antigamente! Chuva e nevoeiro em força! E os pilotos da frente a caírem que nem tordos! Desistências e mais desistências que fizeram com a prova tenha, logo no início deste segundo dia, perdido quase todo o seu interesse desportivo, principalmente na luta pela vitória. Porém, a anulação de 3 troços, até poderá ter sido muito positiva para o resto da prova. Os desistentes de hoje agradecem!

A organização acabou por anular a segunda secção do dia, levando a que a maioria dos pilotos tivesse andado um dia inteiro para fazer apenas dois troços, já que S. Brás de Alportel apenas foi feito pelos pilotos da frente, até Ogier.
Se ontem, a desistência de Loeb parecia ter colocado a vitória no “prato” da Ford, os seus dois pilotos, Latvala e Solberg, acabaram por estragar tudo e ficaram pelo caminho. Latvala logo em Tavira, Solberg em Alcarias. Com isso, Hirvonen, mesmo se muito penalizado pela ordem de partida, acabou por ficar (quase) sozinho e a nada acontecer de extraordinário, basta-lhe manter o carro na estrada – algo que como se viu hoje não é assim tão fácil! – para vencer em Portugal.
Quem acabou por sair beneficiado com a ordem de partida – que a partir do segundo dia é, entre os primeiros, por ordem inversa de classificação – foi Dani Sordo, mas também Armindo Araújo e até Martin Prokop, mas destes acabou por ser Sordo a abrir o livro, ganhando os 3 troços realizados e recuperando muito tempo. O piloto espanhol, que era 43º terminou o dia em 13º!

Armindo Araújo, mesmo partindo em segundo, não esteve, nem de perto, nem de longe, perto da performance de Sordo, mas mesmo assim lá foi fazendo tempos interessantes, um 6º em Tavira, um 3º em Alcarias e um 5º em S. Brás de Alportel. No final do dia, Armindo é já o 11º quando ao início do dia era 32º!
Entretanto a anulação de três troços, acabou por ser benéfica para os pilotos da Ford que assim viram ser “retirados” 15 minutos de penalização, e assim P. Solberg é 12º e Latvala 14º. Mas também Tanak e Neuville, sairam muito beneficiados e estão em 15º e 16º. Se todos regressarem, como no momento em que escrevemos, é o que tudo indica, ainda poderemos ter um rali minimamente interessante, com pelo menos bons pilotos a passar pelos troços e com alguns dos mais rápidos a quererem recuperar posições.

Com as previsões de chuva a manterem-se para amanhã, embora Hirvonen, Novikov e Ostberg tenham grande vantagem, o facto de partirem atrás vai-lhes ser muito penalizador, pelo que deverão perder algum tempo.
Ramos Pardal

Sem comentários:

Enviar um comentário