domingo, 11 de março de 2012

rally do Mexico 2012 - Loeb vence , Armindo faz 7º


O rali do México correu completamente de acordo com as aspirações da Citroen, um triunfo de Sebastien Loeb e um 2º lugar de Mikko Hirvonen bem à frente dos Ford.
Na etapa de hoje pouco haveria a fazer para contrariar o domínio da Citroen. Loeb estava na liderança e Hirvonen no 2º posto a respeitar a hierarquia da equipa. Os Ford não conseguiriam em condições normais chegar a nenhum dos DS3 WRC oficiais.
Mas mesmo assim Malcolm Wilson deu ordens para que Jari-Mati Latvala efectuasse os 54km de Guanajuatito ao ataque. O finlandês cumpriu o que lhe pediram... mas apenas até ao ultimo quarto do troço. Aí, distraiu-se com o carro de Novikov que mais uma vez bateu, e acabou por capotar. Estava a ganhar 15 a 20 segundos aos pilotos da Citroen, mas apesar de ter chegado ao final do troço foi obrigado a desistir devido aos danos na carroçaria do Fiesta.
Petter Solberg acabou assim por ser o melhor Ford no 3º lugar da geral, cumprindo escrupulosamente as ordens da equipa e ainda conseguindo arrecadar 2 pontos pelo triunfo na "power stage". Apesar do susto no troço grande, Mads Ostberg acabou por ficar com o 4º posto, mas teve de se defender de Ott Tanak nos dois ultimos troços, o qual se conformou com o 5º posto. Um bom registo para Ostberg, e também para Tanak que "limpou" assim a má prestação na Suécia.
Nasser Al-Attiyah foi 6º com o Citroen DS3, um lugar à frente de Armindo Araújo. Apesar das limitadas condições que a Motorsport Itália dispõem se refletirem na falta de andamento de Armindo Araújo, a verdade é que o piloto português rubricou um 7º lugar que é muito bom. Mesmo que Armindo conseguisse rodar mais rápido 1 segundo por quilómetro, o resultado provavelmente seria o mesmo 7º lugar.
Referência para Thierry Neuville que na sua terceira participação no mundial com um WRC, já conseguiu vencer um troço. Depois do abandono de 6ª feira regressou ao rali mas bastante atrasado. Evgeny Novikov estragou a boa imagem que vinha construindo, ao desistir por duas vezes na prova devido a saídas de estrada.

Classificação final:
1º Sebastien Loeb / Daniel Elena - Citroen DS3 WRC - 3h15m32,7s
2º Mikko Hirvonen / Jarno Lehtinen - Citroen DS3 WRC - a 42,4s
3º Petter Solberg / Chris Patterson - Ford Fiesta WRC - a 2m11,4s
4º Mads Ostberg / Jonnas Andersson - Ford Fiesta WRC - a 4m51,5s
5º Ott Tanak / Kundar Sikk - Ford Fiesta WRC - a 5m02,6s
6º Nasser Al-Attiyah / Giovanni Bernarcchini - Citroen DS3 WRC - a 6m41,4
7º Armindo Araújo / Miguel Ramalho - Mini JCW WRC - a 12m46,9
8º Sebastien Ogier / Julien Ingrassia - Skoda Fabia S2000 - a 14m57,8s
9º Ken Block / Alessandro Gelsomino - Ford Fiesta WRC - a 22m26,8s
10º Ricardo Trivono / Alex Haro - Ford Fiesta WRC - a 23m30,7s
Fonte Sportmotores
Fotos:WRC e A.Lavadinho
Ramos Pardal

Sem comentários:

Enviar um comentário