Tal como o assistido no primeiro dia, a luta pelos lugares secundários voltaram a dar um ânimo extra ao Rali de Itália, pois apesar da vantagem acumulada durante a primeira etapa, Sébastien Ogier voltou a imprimir um ritmo longe dos demais adversários.
O francês não só foi o mais rápido em metade dos troços disputados hoje como venceu a Power Stage, sendo pela quarta vez que obtém a pontuação máxima num dos eventos desta temporada. Por outro lado esta sua quinta vitória da época só vem confirmar que a questão do título já está praticamente "arrumada" face à enorme vantagem que já detém sobre o segundo do campeonato, nem mais nem menos que o seu companheiro de equipa na ultra dominadora Volkswagen Motorsport, Jari-Matti Latvala.
Mas esquecendo por agora a questão "matemática" dos vários títulos em jogo, a luta que se prometia pelos restantes lugares do pódio praticamente terminou com a infeliz desistência de Mikko Hirvonen. Ao ficar definitivamente atascado com o seu Citroen DS3 WRC a 500 metros após o início do 2.º troço de hoje - após ter sido o mais rápido no primeiro, o finlandês não só perdeu a oportunidade de terminar numa excelente segunda posição, como também se vê cada vez mais afastado dos três primeiros do campeonato, situação deveras impensável no início desta temporada.
Quem aproveitou o ensejo foi Thierry Neuville (Ford Fiesta RS WRC). Autor de uma excelente prova, além de ter obtido a sua melhor classificação de sempre no WRC a jovem esperança belga é cada vez mais o melhor representante da armada da M-Sport e o melhor dos não VW "boys", ou seja, dos outros! Depois do tempo perdido com um furo na 1.ª especial, Jari-Matti Latvala deu mostras que está cada vez mais perto do andamento de Ogier, tendo vencido 6 troços contra os 7 averbados pelo francês. Cimentou a sua segunda posição no Campeonato e contribuiu para que a Volkswagen Motorsport se afastasse ainda mais da Citroen WRT no que ao Mundial de Construtores diz respeito.
Quarto da geral, Daniel Sordo foi pela segunda vez consecutiva o melhor representante da equipa francesa, mas terminar a mais de 3 minutos do vencedor não é propriamente notável para alguém que dispõe o carro campeão do mundo, isto depois de ter sucumbido à pressão da luta com Latvala ao efetuar um pião e ter deixado o motor do carro ir abaixo.
Quando tentava "roubar" a posição do espanhol, o aniversariante Andreas Mikkelsen acabou por se despistar com o terceiro VW Polo R WRC, abandonando uma prova feita novamente em crescendo.
Com todas estas desistências, Martin Prokop levou o seu privado Ford Fiesta RS WRC a uma impensável quinta posição, diante de um fantástico Elfyn Evans que na sua estreia com um WRC lutou afincadamente com Michał Kościuszko pela sexta posição, mesmo depois de ter perdido algum tempo com uma saída em frente num cruzamento, com o Ford Fiesta habitualmente utilizado por Nasser Al-Attiyah.
Depois do seu despiste ocorrido no último troço do dia de ontem, Mads Ostberg regressou à prova ao abrigo das regras do Rally2, tendo terminado na oitava posição na frente de Robert Kubica (Citroën DS3 RRC). Pela segunda vez consecutiva o talentoso polaco venceu na WRC 2 como mais de 4 minutos de vantagem sobre Abdulaziz Al-Kuwari, sendo o piloto do Qatar cada vez mais líder deste campeonato, pois o peruano Nicolas Funchs não foi além da quarta posição no seu menos competitivo Mitsubishi Lancer Evo X.
Khalid Al Qassimi (Citroën DS3 WRC) fechou os lugares pontuáveis e Per-Gunnar Andersson (Ford Fiesta RS WRC) foi o 13.º.
Na WRC 3 a tremenda luta ao segundo travada entre Stéphane Consani e Christian Riedemann terminou com a vitória do alemão, quando o piloto francês perdeu mais de 5 minutos na última especial
Fonte: Rallisonline (Carlos Silva)
Ramos Pardal
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