sábado, 1 de junho de 2013

Jari-Matti Latvala terminou o segundo dia do Rali de Acrópole na liderança

Jari-Matti Latvala terminou o segundo dia do Rali de Acrópole na liderança. O finlandês ascendeu ao comando, desalojando dessa posição Evgeny Novikov, logo na segunda especial do dia e não mais perdeu o sentido da liderança, vencendo quatro dos oito troços hoje disputados.  
Com especiais de piso demolidor, mas onde até a chuva fez o seu aparecimento (nas duas últimas especiais), Latvala construiu ao longo do dia uma vantagem superior a 1 minuto face a Dani Sordo que voltou a optar por um ritmo mais moderado para se precaver da dureza da prova e fica à espreita de um eventual percalço do finlandês por forma a ligar a Grécia à sua primeira vitória no WRC.
Na Grécia é quase uma lotaria antecipar um vencedor e Latvala está bem consciente disso quando afirmou à chegada do primeiro dia que “o ano passado, o Loeb também esteve na liderança até furar...”.
Numa sólida terceira posição rodou durante toda a etapa Thierry Neuville que teve como único problema ao longo do dia ter deixado o motor do Fiesta ir abaixo uma vez. Isso não impediu, e depois de adotar (sempre que o piso assim o exigia) um ritmo mais conservador e de terminar o dia a somente 39,0s de Sordo depois de, a meio da etapa, ter chegado a rodar a 52,1s do espanhol.
Contas feitas, as três marcas principais do WRC estão bem representadas nos três primeiros lugares, só não com os pilotos mais esperados!
Duelo animado viveu-se na luta pela quarta posição entre Nasser Al-Attiyah e Andreas Mikkelsen. Mas depois de partir para o último troço do dia a somente 9,8s de Al-Attiyah, o piloto da VW furou e fez com que a diferença entre os dois voltasse a subir. Agora para a terceira e última etapa o Ford e o VW vão partir separados por 25,7s.
Mutação acabou por sofrer a sexta posição no derradeiro troço, com Mads Ostberg a subir mais um lugar, roubando a posição a Martin Prokop.
Aliás, a etapa ficou marcada pela subida de posição de todos os principais pilotos que viram o seu rali estragado na primeira especial, como Ostberg, Mikko Hirvonen e Sébastien Ogier, com o finlandês da Citroën a quedar-se agora pelo oitavo posto e o francês da VW a entrar finalmente no Top 10.
Entre os dois está o mais azarado da etapa, Evgeny Novikov. O russo chegou ao segundo dia de prova na liderança, mas viu-se ultrapassado por Latvala e caiu a pique na classificação até ao 11º lugar após alguns estragos na traseira do Fiesta e também devido ao facto de ter deixado o motor do Fiesta ‘calar-se’ num entroncamento. Com uma ponta final rápida, o piloto da M-Sport ainda conseguiu subir a oitavo.   
 Amanhã percorre-se a última etapa, com mais quatro troços na agenda, dois dos quais com 30,14 km (Loutraki) e o último destes com o rótulo da Power Stage.
 
Classificação
1º           J. M. Latvala/M. Anttila                VW Polo R WRC               2h32m42,8s
2º           D. Sordo/C. Del Barrio   Citroën DS3 WRC             a 1m04,1s
3º           T. Neuville/N. Gilsoul    Ford Fiesta WRC              a 1m43,1s
4º           N. Al-Attiyah/G. Bernacchini      Ford Fiesta WRC              a 3m46,1s
5º           A. Mikkelsen/M. Markkula         VW Polo R WRC               a 4m11,8s
6º           M. Ostberg/J. Andersson            Ford Fiesta WRC              a 5m26,3s
7º           M. Prokop/M. Ernst       Ford Fiesta WRC              a 5m50,3s
8º           M. Hirvonen/J. Lehtinen             Citroën DS3 WRC             a 7m52,2s
9º           E. Novikov/I. Minor        Ford Fiesta WRC              a 8m16,1s
10º         S. Ogier/J. Ingrassia        VW Polo R WRC               a 10m29,5s
11º         R. Kubica/M. Baran        Citroën DS3 WRC (1º WRC2)       a 11m02,2s
Fonte: Autosport
Ramos Pardal

Sem comentários:

Enviar um comentário