sábado, 1 de junho de 2013

Rali TT Serras do Norte - Miguel Barbosa lidera ao fim do 1º dia

Miguel Barbosa e Miguel Ramalho em Mistubishi Racing Lancer, são os primeiros líderes do Rali TT Serras do Norte Sipsmith, numa organização do Motor Clube de Guimarães, depois de cumpridos os cerca de 15 quilómetros pelas duas passagens da Super Especial do WRC em Fafe.
Esta segunda etapa Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, a dupla Campeã Nacional não deixou os seus créditos por mãos alheias e impôs-se, nas duas passagens, arrancando para o segundo dia com 28,69 segundos de vantagem para os segundos classificados.
Nuno Matos e Filipe Serra estrearam da melhor forma o Opel Mokka Proto alcançado o segundo crono na Super-Especial, tendo cerca de cinco segundos de vantagem sobre Rui Sousa, que imprimiu um andamento impar, face aos recentes carros de chassis tubulares, mais leves e potentes.
Menos sorte teve Ricardo Porém em Evoque Cattiva que partiu o motor não conseguindo alinhar para a segunda passagem da especial.
Para amanhã, domingo, os concorrentes têm à sua espera uma dupla passagem pelo Sector Seletivo em Ribeira de Pena e Salto, totalizando cerca de 224 kms. O primeiro concorrente arranca às 08h30 do Parque Fechado, partindo para o primeiro SS, às 9H30 terminando em Fafe pelas 18H00.

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Nuno Matos surpreende da estreia do Opel Mokka
Superando as melhores expetativas, Nuno Matos e Filipe Serra garantiram esta tarde, em Fafe, o 2º melhor tempo da geral na Super Especial que abriu as hostilidades do Rali TT Serras do Norte, a segunda prova do ano pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT). Embora a conhecer o novo carro e à procura ainda das melhores afinações, a dupla de Portalegre deixou já excelentes indicações em relação ao potencial competitivo do Opel Mokka Proto nesta sua primeira aparição oficial. Amanhã, a partir das 9h30, prossegue o ensaio geral em Ribeira de Pena…
Nuno Matos e Filipe Serra foram esta tarde os pilotos em destaque na abertura da 20ª edição do Rali TT Serras do Norte, a segunda prova do ano pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT), colocando o estreante Opel Mokka Proto no 2º posto da geral após as duas habituais passagens pela Super Especial de Fafe, desenhada junto à famosa classificativa da Lameirinha.
Mesmo sem sentir ainda total confiança nas afinações do carro, especialmente ao nível dos travões e suspensão, o piloto de Portalegre superou as melhores expetativas nesta estreia, cumprindo os 7,6 km do percurso – “um típico troço de rali, sinuoso, técnico mas também muito escorregadio” – sem qualquer registo de problema. “Foi um ótimo início, melhor até do que estávamos à espera. Cumprimos apenas duas sessões de testes antes desta prova, pelo que a confiança ainda não é muita... Estamos ainda a aprender o carro e a perceber as suas reações, pelo que o resultado de hoje é excelente, confirmando todo o potencial deste Opel Mokka”, revelou Nuno Matos à chegada a Fafe. “Não quis forçar muito na segunda passagem, até porque preferia partir um pouco mais atrás para a etapa deste domingo. Ainda assim, retirei cerca de três segundos ao meu anterior tempo, talvez porque me deixei entusiasmar um pouco na parte final. Estou expectante quanto ao dia de amanhã, se bem que mais do que lutar por um bom resultado, queremos mesmo é chegar ao fim para acumular quilómetros e experiência no carro”, acrescentou o piloto de Portalegre, 2º classificado da geral a pouco mais de 28s do líder, Miguel Barbosa.

 

Ricardo Porem abandona

 A quebra do motor da unidade que a equipa havia estreado em competição no Vinhos Ervideira Rali TT ditou o abandono da dupla Ricardo Porém/Jorge Monteiro que, ainda assim, foi a quarta mais rápida após a primeira passagem: “percebi que o motor vinha perder potência e quando cheguei ao Parque de Assistência diagnosticámos que este tinha uma biela a bater e, assim, não podia continuar,” esclareceu o piloto.
Este foi um duro golpe nas minhas espectativas, ainda para mais depois do teste que realizámos este semana no Alentejo e do qual regressei muito satisfeito e esperançado num resultado positivo nesta corrida. Tendo em conta que perdi algum tempo na especial, nomeadamente com um pião logo no início, o tempo que fizemos e o quarto lugar na primeira passagem pelo troço de hoje poderiam ser um bom indicador para o resto da prova. A verdade é que não podemos continuar, sob pena de destruir por completo o bloco do motor,” afirmou Ricardo Porém à chegada ao Parque de Assistência em Fafe.
O piloto que a Cattiva Sport convidou para tripular o Evoque nesta segunda prova da temporada de TT em Portugal reforçou que “não restam dúvidas de que se trata de um excelente carro, que, acima de tudo, precisa de quilómetros para ser desenvolvido. Tem um enorme potencial e, por aquilo que já tive oportunidade de experimentar, dentro em breve poderá estar a lutar pelos lugares cimeiros do campeonato.”
 
CLASSIFICAÇÃO – APÓS SUPER ESPECIAL
 Cl. Piloto/Navegador   Viatura   Tempo/Dif. 1º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho Mitsubishi Racing Lancer 12m49,19s
2º Nuno Matos/Filipe Serra  Opel Mokka Proto  a 28,69s
3º Rui Sousa/Carlos Silva  Izusu D-Max   a 33,16s
4º Pedro Grancha/Inês Ponte  BMW Evo X1   a 37,86s
5º Helder Oliveira/Filipe Palmeiro BMW Proto   a 39,7s
6º Paulo Graça/Nuno R. Silva  Nissan Offroad  a 1m04,11s
Ramos Pardal

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