sexta-feira, 5 de outubro de 2012
Rallye de Loulé - Peres para o título e espetáculo para Teodósio
No domingo, 7 de outubro, mais de três dezenas de concorrentes partem para a ronda do sul do Campeonato Open de Ralis, disputado nas serras louletanas, em mais uma edição do Rallye de Loulé-Casino de Vilamoura organizado pelo Clube Automóvel do Algarve. O rali apresenta um traçado renovado, apostando em especiais mais homogéneas e numa redução da distância entre ligações. A solução passou por transferir o Parque de Assistências para as imediações da Pista de Motocross da Cortelha, que é o ponto estratégico da prova , estando próximo dos troços e de fácil acesso ao público. O esquema de dupla passagem por três especiais volta a ser adotado – Cortelha, Besteiros e Cavalos, totalizando 60,68 quilómetros ao cronómetro.
Ao esperado duelo entre os vencedores das duas últimas edições, Fernando Peres e Ricardo Teodósio, junta-se Daniel Nunes motivado pela exibição em Oliveira do Hospital. O Rallye de Loulé-Casino de Vilamoura conta com mais de trinta inscritos, com o pelotão encabeçado por Fernando Peres, que tem como objetivo fechar as contas do Open e alcançar o título de campeão. Jogando em casa, Ricardo Teodósio é o rival direto, mas há que contar também com Daniel Nunes para uma luta a três “Mitsubishi”.
As atenções também estão viradas para o Desafio Modelstand, com o frente-a-frente entre o líder Gil Antunes e do algarvio Diogo Gago, que têm divido as vitórias no troféu. Também no regional sul os 4x4 são favoritos. A estratégia de Márcio Marreiros passará pela obtenção de um bom resultado, traduzido em pontos para o CRRS. Jogando em duas frentes, Carlos Martins quer repetir o resultado de 2011, João Correia quer acabar com a série de abandonos prematuros com o Mitsubishi.
A luta pela Divisão I regional é promissora, com o protagonismo entregue a um surpreendente Jorge Rêgo no Citroën AX e a Marco Ferreira em Saxo. Esta luta estende-se também à liderança do regional sul, pois são os diretos adversários de Márcio Marreiros.
Resumo do Campeonato Open de Ralis
O Rally de Loulé-Casino de Vilamoura recebe a oitava prova do Open de ralis, segunda disputada em pisos de terra, e à semelhança das últimas edições poderá aferir o vencedor da competição. Fernando Peres chega a Loulé com quatro vitórias e dois segundos lugares, e basta acabar nos lugares cimeiros para somar mais um título ao palmarés. Pela frente terá adversários de peso, conhecedores do terreno – Ricardo Teodósio, Daniel Nunes e Luís Mota, mas também não é de excluir o pelotão do regional sul, que terá uma palavra a dizer.
Rali de Montelongo
Fernando Peres entrou a vencer, num rali onde tudo lhe correu bem e a viatura se mostrou eficaz. Teve a oposição direta de João Barros, Daniel Ribeiro, Daniel Nunes e André Cabeças. Azarados, Barros, no Citröen Saxo Kit Car, abandonou após um toque e Cabeças teve um problema na roda do VW Golf Kit Car. Daniel Ribeiro esteve perto do 1º lugar, mas perdeu dois minutos numa saída de estrada. Daniel Nunes percebeu que dificilmente chegava ao topo, e segurou o 2º lugar final. Luís Mota fez valer a regularidade e fechou um pódio totalmente Mitsubishi. Num “forcing” final Daniel Ribeiro acabou no quinto posto com o Opel Corsa S1600 e foi o melhor nas duas rodas motrizes.
Rali de Barcelos
Segunda prova e novamente Fernando Peres a subir ao lugar mais alto do pódio, numa vitória que se foi tornando fácil com os abandonos dos adversários – Alberto Cabral abandonou por despiste, Daniel Nunes viu uma transmissão do Mitsubishi ceder e João Barros também ficou fora de prova com o motor partido. Rodando sempre nos lugares cimeiros, Luís Mota acabou no 2º lugar, enquanto que o “engripado” Diogo Salvi foi terceiro, novamente num top 3 da Mitsubishi. Eduardo Veiga foi outro dos protagonistas do rali, não só pelo espetáculo, mas pela quarta posição com o Ford Escort RS. Diogo Gago surpreendeu e liderou o Desafio Modelstand do princípio até final.
Rali Cidade de Castelo Branco
Castelo Branco assistiu a uma luta titânica entre João Barros e Fernando Peres. O piloto do Saxo Kit Car liderou grande parte do rali, e na 6º especial
aproveitou um pião de Peres para somar uma vantagem considerável. No entanto, Fernando Peres, que tripulava o Ford Escort Cosworth, não baixou os braços e ascendeu à liderança com apenas 0,7s de vantagem. João Barros fez o último troço de “faca nos dentes” e somou a primeira vitória no Open, no primeiro rali que finalizou. Carlos Martins, em Mitsubishi Lancer EVO7 acabou no terceiro posto, beneficiando do abandono de Mário Barbosa que viu a transmissão do Saxo ceder. O Desafio Modelstand voltou a ser dominado por Diogo Gago, que deixou a concorrência distante.
Rali Vidreiro
O Rali Vidreiro foi disputado na sinuosa mata de São Pedro de Moel, e teve na chuva um fator decisivo. De regresso ao Mitsubishi Lancer, Fernando Peres fez valer da sua experiência para gerir a prova, atacando de início e controlando na fase final, somando a terceira vitória da temporada. Teve a oposição de Diogo Salvi, que chegou a perigar o 1º posto, mas abandonou com a transmissão do seu Mitsubishi Lancer partida. Com as condições adversas, João Barros no Citroën Saxo Kit Car, foi prudente e alcançou um positivo 2º lugar. Apesar de um pião, Carlos Martins esteve em bom plano, e atacou na última especial, ficando a apenas 0,4 segundo de Barros, e superiorizando-se a Luís Mota. No Desafio Modelstand, quando parecia ter chegado a vez de Gil Antunes, que liderou o rali até à penúltima especial, Diogo Gago fez um “tempo canhão” e somou a terceira vitória no troféu.
Rali Targa-Serra de Freita
O pelotão do Open deslocou-se para Arouca. Recorrendo à estratégia de atacar de início e controlar depois, Fernando Peres somou a quarta vitória, alcançando o máximo de pontuação na fase de asfalto. As atenções viraram-se para os lugares seguintes com Daniel Nunes, João Barros e Carlos Martins a envolverem-se numa interessante luta. Daniel Nunes acabou no segundo posto, beneficiando também dos problemas de motor de João Barros, que o levaram ao abandono. Azarado, Carlos Martins, que acabou em terceiro, mas partiu uma transmissão do Mitsubishi Lancer na derradeira ligação do rali. Mário Barbosa herdou o último lugar do pódio, e foi o melhor das duas rodas motrizes com o Saxo Kit Car.
Rali de Monção
A ausência de Fernando Peres abriu as portas aos demais candidatos. Os troços encadeados eram favoráveis aos Saxo Kit Car, que assumiram o protagonismo. Mário Barbosa foi o primeiro líder, até à viatura ceder. Depois foi João Barros que não desperdiçou a oportunidade de somar o segundo triunfo da temporada. Atrás as lutas intensificavam-se, com Diogo Salvi a subir na classificação na parte da tarde, ultrapassando Daniel Nunes na última especial e alcançando o segundo posto. Com uma boa prestação Carlos Martins ficou a 0,3 segundos de mais um pódio. Gil Antunes venceu o Desafio Modelstand e saltou para a liderança da competição, aproveitando da melhor forma o abandono de Diogo Gago.
Rali de Oliveira do Hospital
A fase de terra do Open começou com uma grande exibição de Daniel Nunes. O concorrente do Mitsubishi Lancer EVO6 amarelo não deixou os créditos por mãos alheias, alcançando a primeira vitória da temporada. A braços com problemas de ALS na sua viatura, Fernando Peres percebeu que não tinha argumentos para se chegar à frente e optou por segurar a segunda posição. Adaptando-se ao Mitsubishi EVO 7 em terra, Luís Mota esteve em bom plano, e acabou na terceira posição, apesar de algumas queixas na afinação. Luís Bastos finalizou na quarta posição, na frente de Gil Antunes, que somou mais uma vitória no Desafio Modelstand, com o Peugeot 206 GTi.
Open Condutores
1º Fernando Peres 125 pontos
2º Luís Mota 104 pontos
3º Daniel Nunes 88 pontos
4º Diogo Gago 78 pontos
5º Gil Antunes 77 pontos
Campeonato Júnior
1º Daniel Nunes 125 pontos
2º Diogo Gago 119 pontos
3º Luís Bastos 81 pontos
4º Margarida Barbosa 30 pontos
5º Hélio Abreu 30 pontos
Desafio Modelstand
1º Gil Antunes 141 pontos
2º Salvador Gonzaga 115 pontos
3º João Castela 101 pontos
4º Diogo Gago 90 pontos
5º Pedro Fins 84 pontos
Nº CONCORRENTE 1ºCONDUTOR 2º CONDUTOR VIATURA D Cl JR CRRS TR.
1 Fernando Peres Fernando Peres Filipe Fernandes Mitsubishi Lancer EVO VII II VIII
2 Ricardo Teodósio Ricardo Teodósio José Teixeira Mitsubishi Lancer EVO IV II VIII
3 Competisport Luis Mota Alexandre Ramos Mitsubishi Lancer EVO VII II VIII II / IV
4 Daniel Nunes Daniel Nunes Daniel Amaral Mitsubishi Lancer EVO VI II VIII II / IV
5 Diogo Gago Diogo Gago Jorge Carvalho Peugeot 206 GTI I I x Model
6 SFR Motorsport Gil Antunes Carlos Ramiro Peugeot 206 GTI I I Model
7 João Barros João Barros António Costa Citroen Saxo Kit car I I
8 Diogo Salvi Diogo Salvi Filipe Carvalho Mitsubishi Lancer EVO VII II VIII
9 Carlos Martins Carlos Martins Anibal Martins Mitsubishi Lancer EVO VII II VIII II / IV
10 MC Competições / Team Reboques FlorivalMárcio Marreiros Pedro Conde Mitsubishi Lancer EVO VI II VIII x II / IV
12 Salvador Gonzaga Salvador Gonzaga Paulo Lopes Peugeot 206 GTI I I Model
14 Respol Racing Team By Youdrive Sérgio Vaz Bino Santos Peugeot 206 GTI I I Model
15 SFR Motorsport Pedro Fins Sérgio Rocha Peugeot 206 GTI I I Model
16 Roberto Canha Roberto Canha Miguel Cruz Peugeot 206 GTI I I Model
17 João Castela João Castela Ricardo Faria Peugeot 206 GTI I I Model
18 Paulo Moreira Paulo Moreira Marco Macedo Opel Corsa OPC I II
19 Jorge Rego Jorge Rego Afonso José Citroen AX I I I / I
21 Loulé Concelho Team Nuno Venâncio André Barras BMW 325 IX II VIII II / IV
22 Ruben Tabaio Ruben Tabaio Rui Serra Ford Escort Cosworth II VIII x II / IV
23 Luis Nunes Luis Nunes Paulo Costa Mitsubishi Lancer EVOVI II VIII x II / IV
24 José Dimas José Dimas Emanuel Faria Subaru Impreza II VIII II / IV
25 Orlando Bule Orlando Bule Luis Assunção Mitsubishi Lancer EVOVII II VIII II / IV
26 João Correia João Correia Ricardo Barreto Mitsubishi Lancer EVOVI II VIII x II / IV
27 José Merceano José Merceano Francisco Pereira BMW 325 IX II VIII
28 Paulo Santos Paulo Santos Luis Santos Volkswagen Golf GTI I II
29 Portimonense Rally Team Marco Ferreira Ricardo Batista Citroen Saxo Cup I I I / I
30 José Coelho José Coelho António Morais Peugeot 205 GTI I II
31 MC Competições / Team Reboques FlorivalRenato Leria Edgar Gonçalves Ford Escort Cosworth II VIII II / IV
32 João Martins João Martins Alfredo Cruz Ford Escort Cosworth II VIII
33 José Martins José Martins Rui Santos Citroen Saxo Cup I I I / I
34 Marco Gonçalves Marco Gonçalves Pedro Arroja Peugeot 306 I II I / II
35 Competisport André Mota Eurico Adão Peugeot 206 GTI I I Model
36 Paulo Sousa Paulo Sousa Rodrigo Pinheiro Volkswagen Golf VR6 I III
37 Nuno Carreira Nuno Carreira Fernando Almeida Opel Kadett GSI 16V I II
Fonte : Autosport
Ramos Pardal
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário