A Ford anunciou hoje em comunicado de imprensa que termina no final deste ano o
seu envolvimento no Campeonato Mundial de Ralis.
Numa manobra surpreendente, a marca que marca presença permanente no mundial de ralis desde 1986 coloco um ponto final numa longa história desportiva, a qual nem sempre teve os resultados desejados. Roelant de Waard, o Vice-Presidente do marketing e vendas da Ford Europa foi quem deu a voz no comunicado, justificando esta decisão com a actual situação económica no continente europeu. De Waard reconheceu a importância dos ralis na imagem da marca, mas ao mesmo tempo explicou "contudo neste momento é melhor para a empresa e para a marca Ford reduzir os nossos compromissos no WRC e direccionar os recursos para outras áreas." Apesar do abandono a nível oficial em 2013, a marca espera continuar a ter a MSport ao seu lado para dar seguimento à presença da Ford nos ralis. Para Malcolm Wilson surge o mesmo cenário que a Prodrive enfrentou este ano com a Mini, ou seja, a possibilidade de representar uma marca que não está presente no mundial. Ao longo destes 26 anos, em que a Ford esteve nos ralis, nem sempre os resultados foram os esperados, tendo mesmo ficado bastantes vezes abaixo do que se exigia a uma marca com os pregaminhos da Ford. Nas ultimas temporadas a Ford foi literalmente humilhada pela Citroen, sem capacidade de resposta em termos técnicos e humanos. Na actual situação de crise na Europa, e depois de um ano em que o WRC não teve promotor, a decisão da Ford não é de todo surpreendente. Responsável pela administração do time oficial da Ford no campeonato desde 1997, a M-Sport planeja continuar no esporte com o modelo Fiesta. Segundo o diretor Malcolm Wilson, a montadora americana negocia a manutenção dos serviços de engenharia e técnica com a equipe. “Confirmar o programa da temporada 2013 é nossa primeira prioridade e um desafio pelo qual a equipe está ansiosa. Depois disso, podemos rever nossas opções e determinar a direção certa para o futuro. Minha intenção é continuar a vencer estágios e assegurar conquistas à Ford no futuro e desenvolver o trabalho de aperfeiçoamento do Fiesta WRC, iniciado em março, a fim de deixá-lo pronto para o ano que vem”, afirmou. “Também vamos continuar a trabalhar em estreita colaboração com nossos colegas da Ford até o lançamento do Fiesta R5 em março de 2013 e as evoluções programadas para o R2, que seguirá como a base de uma série de programas nacionais e regionais para jovens talentos.” Entre 1997 e 2012, a Ford disputou 225 provas no Mundial de Rali e venceu 52 delas, conquistando no período dois campeonatos de montadoras em 2006 e 2007. Com isto, o canpeonato volta a ser de duas marcas: desta vez da Citroen e Volkswagen. Ramos Pardal |
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
Ford anuncia retirada do mundial de RALLYES em 2013
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário