Loeb regressou ao WRC na Argentina para a terceira de quatro participações previstas para este ano e alcançou mais uma vitória. Em 3 provas este ano, Loeb tem duas vitórias e um segundo lugar.
Com o Mundial de Ralis a ficar cada vez mais um território de Ogier e da VW, o Rali da Argentina veio provar aquilo que todos desde há muito sabem: os carros podem ser muito bons, mas só se distinguem dos outros com pilotos de excepção! Loeb veio novamente demonstrar que o Citroen DS3 ainda é muito competitivo, embora cada vez mais fique a ideia que o VW Polo é superior.
Ogier, que já antes da prova foi tentando retirar pressão quanto à participação de Loeb, no decorrer da prova, mostrou sempre que estava na Argentina para ganhar e tentar derrotar o seu grande rival Loeb, por quem parece ter um ódiozinho de estimação! Ora o que aconteceu é que Ogier acabou por cometer alguns erros, demonstrando que quando sob pressão, e perante a presença do seu homónimo Loeb, este Sebastien ainda é ainda um ‘rapaz’!
No último dia, Ogier já longe de Loeb, acabou por manter uma toada de contenção, algo que também fez Loeb, apenas na Power Stage, vencida por Latvala e com Hirvonen, terceiro, Ogier atacou um pouco mais, sendo segundo. Foi um dia onde o mais rápido foi Latvala, que conseguiu ultrapassar Novikov e subir ao terceiro lugar.
Resumindo e concluindo, este Rali da Argentina foi um assunto a dois, resolvido a favor do Sebastien ‘reformado’, ora como Loeb volta a parar, só regressando quase no final da época – isto se a Citroen não o ‘obrigar’ a voltar mais cedo – as próximas provas do Mundial deverão ser bem monótonas, pois o mais natural é que Ogier, a não ter problemas no seu Polo, as vença sem grande oposição.
Mesmo que o seu colega de equipa Latvala, pareça estar a subir de forma – também, só podia! – e tenha acabado em terceiro, depois de lutar afincadamente com Novikov, o melhor dos Fiesta WRC, que a cada rali que passa parecem ficar mais distantes dos Polo e DS3, dificilmente o finlandês terá possibilidade de dar luta a Ogier. Já se sabia que lhe faltava consistência, este ano ficou a saber-se que lhe falta também rapidez!
Quanto aos Fiesta da M-Sport, Ostberg ainda vai dando alguma luta, mas ou por erros do piloto – para tentar acompanhar os Polo e DS3, o norueguês tem que arriscar, e é nessas alturas que os erros surgem com mais frequência – ou por problemas do Fiesta – que não deverá ter os ‘mimos’ que têm os Polo e os DS3 oficiais – Ostberg vem acumulando maus resultados.
É que as equipas oficiais têm os melhores carros… além de terem os melhores pilotos, pelo que a diferença tenderá a ser cada vez mais evidente.
T. Neuville conseguiu terminar em quinto, mas a mais de 4:40 de Loeb. Hirvonen, que até fez um bom rali, acabou por perder tempo com problemas no DS3, ainda conseguiu chegar à sexta posição. Ostberg, em rally2, ainda chegou à sétima posição. Enquanto na luta pela oitava posição, Mikkelsen conseguiu na última especial ultrapassar Dani Sordo, com o espanhol com problemas na caixa de felocidades do DS3. Fechou o Top10, Martin Prokop, que nesta prova trocou os pneus DMack pelos Michelin.
Na WRC2, Abdulaziz Al-Kuwari, em Ford Fiesta RRC, foi o vencedor, seguido a grande distância por N. Fuchs e M. Ligato.
Top10 Final Rali de Argentina
1. S. LOEB 4:35:56.7
2. S. OGIER +55.0
3. J-M. LATVALA +2:00.8
4. E. NOVIKOV +2:36.7
5. T. NEUVILLE +4:40.5
6. M. HIRVONEN +6:23.9
7. M. OSTBERG +11:02.2
8. A. MIKKELSEN +13:22.1
9. D. SORDO +13:22.3
10.M. PROKOP +14:07.6
Fonte : Motoresmagazine
Ramos Pardal
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