A Toyota dominou a qualificação para a primeira prova do Campeonato do Mundo de
Resistência (WEC), que se disputa amanhã em Silverstone, tendo Nicolas
Lapierre/Alex Wurz assegurado a pole-position numa sessão de qualificação
marcada pelos problemas com o sistema de cronometragem de tempos. Só uma hora
depois do final da sessão é que foram conhecidos os tempos, confirmando-se a
supremacia da Toyota, que ocupa a primeira linha da grelha.
Assim,
Nicolas Lapierre e Alexander Wurz colocaram o TS030 Hybrid n.º 7 na «pole
position», depois de terem efetuado o melhor tempo agregado das duas melhores
voltas dos dois pilotos de cada carro (o novo processo utilizado na competição),
em 1m48,021s, batendo por quase dois segundos os seus companheiros de equipa do
carro n.º 8, Anthony Davidson e Sebastian Buemi.
A Audi, apontada como
grande favorita, teve de se contentar com a segunda linha da grelha de partida,
com Loic Duval e Tom Kristensen a levarem o melhor dos R18 e-Tron Quattro a
gastarem mais 1,3 segundos que o mais lento dos Toyota.
Os carros da
marca alemã iniciaram a sessão com pneus intermédios, mas nenhum dos carros
chegou a completar uma volta vindo de imediato às boxes para trocar para pneus
de chuva.
“Começamos com os dois carros com intermédios mas a pista
estava muito molhada, por isso fomos para pneus de chuva. Verificamos depois que
devíamos ter ficado com pneus intermédios. Depois da primeira tentativa já não
tínhamos hipóteses”, admitiu Ralf Juttner, o responsável máximo da Joest
Audi.
Na categoria GTE, a Aston Martin dominou a qualificação, garantindo
os três melhores tempos. O Vantage de Stefan Mücke-Darren Turner-Bruno Senna foi
o mais rápido, batendo o carro de Pedro Lamy, acompanhado por Fred Makowiecki e
Paul Dalla Lana, por 0,206s.
Tempos da
qualificação:
1. Wurz/Lapierre (Toyota TS030 Hybrid)
1m48,021s
2. Davidson/Buemi/Sarrazin (Toyota TS030 Hybrid) 1m49m,995s
3.
Kristensen/Duval/McNish (Audi R18 e-Tron Quattro) 1m51,283s
4.
Prost/Jani/Heidfeld (Lola B12/60-Toyota) 1m52,124s
5.
Lotterer/Treluyer/Fassler (Audi R18 e-Tron Quattro) 1m53,488s
6. Belicch
/Beche/Cheng (Lola B12/10-Toyota) 1m53,835s
7. Graves/Pizzonia/Walker
(Oreca-Nissan) 1m55,148s
8. Heinemeier-Hansson/Brundle (Morgan-Nissan)
1m57,629s
9. Rusinov/Martin/Conway (Oreca-Nissan) 1m57,697s
10.
Baguette/Gonzalez/Plowmann (Morgan-Nissan) 1m58,729s
11. Turner/Mucke/Senna
(Aston Martin Vantage V8) 2m00,566s
12. Dalla Lana/Makowiecki/Lamy (Aston
Martin Vantage V8) 2m00,772s
Ramos Pardal
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