Depois do grande nevão da véspera, a primeira etapa do Rally de Monte Carlo foi para a estrada debaixo de temperaturas negativas e nem um dia sem chuva ou neve deixou as classificativas mais fáceis para os concorrentes.
A primeira especial disputou-se a mais de quarenta quilómetros de Valence e a tarefa dos batedores das várias equipas foi fundamental. Sebastien Ogier e Julien Ingrassia entraram melhor, acabando por vencer a primeira passagem por Le Moulinon/Antraigues, uma especial que já não se realizava nesta versão à quase vinte anos.
A dupla da Vw ofereceu a primeira vitória em especiais ao Polo WRC logo na sua primeira especial (os 37 kms de Moulinon/Antraigues), batendo Sebastien Loeb por quase quatro segundos, numa especial onde quase todos os pilotos admitiram a preocupação em poupar os pneus para a especial seguinte, esta sim repleta de neve e que subia até aos 1300 metros de altitude, local onde os pneus iriam assumir uma importância fulcral.
Sebastien Loeb entrou na especial apenas com dois pneus novos com pregos, mas foi o suficiente para vencer a especial e passar Ogier, passando a contar com uma vantagem de sete segundos para o seu compatriota.
Nas segundas passagens pelas especiais da manhã as condições mudaram pouco, com Loeb a acabar por vencer as duas especiais, terminando o dia com cerca de um minuto e vinte de vantagem para Sebastien Ogier, que depois de um excelente início com o Polo WRC, optou por não correr demasiados riscos nesta fase da prova, admitindo mesmo que na segunda secção terá sido cauteloso demais.
O finlandês Mikko Hirvonen completa o pódio do Rally de Monte Carlo, mas este mostra-se nada satisfeito com a sua prestação. Apesar de ter vindo a recuperar ao longo do dia, Hirvonen mostrou-se sempre pouco à vontade com o “mix” de pneus que optou ao longo das especiais e só na segunda passagem pelo Burzet realizou o segundo melhor crono.
O espanhol Dani Sordo ocupa o quarto posto no seu regresso à Citroen, tendo perdido o terceiro posto para Hirvonen na última especial do dia. Sordo revelou-se ao longo de todo o dia pouco confiante no seu DS3 WRC e os tempos ressentiram-se disso mesmo.
Jari-Matti Latvala teve um começo de prova bastante apagado e com uma penalização de meio minuto, o finlandês da VW não ia além do décimo posto. Na segunda secção as coisas já foram bem diferentes, com o finlandês a acertar com o set-up do Polo (estava demasiado alto), mas um furo na última passagem pelo Burzet fê-lo perder cerca de meio minuto, não lhe permitindo ir para já além do quinto posto.
O russo Evgeny Novikov é o sexto da geral, sendo ainda o melhor dos Fiesta WRC da M-Sport, depois de um dia em que os carros da equipa de Malcolm Wilson estiveram uns furos abaixo do esperado, em particular o norueguês Mads Ostberg, apenas sétimo no final das primeiras quatro especiais da prova. Se o norueguês já se mostrava desiludido com o primeiro dia de competição, um problema eléctrico fê-lo ficar parado na última ligação e poderá ainda surgir uma penalização por entrada tardia no PA.
O oitavo posto é ocupado pelo francês Bryan Bouffier, sempre muito regular na sua estreia com o Citroen DS3 WRC, enquanto em estreia com o Fiesta WRC, Juho Hanninen, o finlandês ocupa o nono posto, depois de um pião na última especial o ter feito cair do sexto posto.
O checo Martin Prokop encerra os dez primeiros com o Fiesta WRC, num dia muito abaixo do esperado.
Classificação Após 1ª Etapa:
1º Sebastien Loeb/Daniel Elena – Citroen DS3 WRC – 1h39m49s
2º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia – Vw Polo R WRC a 1m20,3s
3º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen – Citroen DS3 WRC a 1m46,7s
4º Dani Sordo/Carlos del Barrio – Citroen DS3 WRC a 2m01,2s
5º Jari-Matti Latvala/Mikka Antilla – Vw Polo R WRC a 2m32,2s
6º Evgeny Novikov//Ilka Minor – Ford Fiesta WRC a 2m50,6s
7º Mads Ostberg/Jonas Andersson – Ford Fiesta WRC a 2m55,1s
8º Bryan Bouffier/Xavier Panseri – Citroen DS3 WRC a 2m57,1s
9º Juho Hanninen/Tomi Tuominen – Ford Fiesta WRC a 3m03,5s
10º Martin Prokop/Michal Ernst – Ford Fiesta WRC a 6m11,3s
Fonte : Ricardo Batista/Supermotores
Fotos: Best Off Rallye
Ramos Pardal
Sem comentários:
Enviar um comentário