quarta-feira, 25 de abril de 2012

Rallye da Argentina 2012

Sétimo triunfo para Sébastien Loeb?

Desde 2005 que Sébastien Loeb não conhece o sabor da derrota no Rali da Argentina, e o único vencedor antes dele foi um Senhor chamado... Carlos Sainz. Por aqui se pode perceber a dose de favoritismo que tem de ser atribuida ao francês, ainda mais numa prova em que a experiência vai contar, já que vamos ter um Rali da Argentina estilo maratona, naquela que será a primeira grande tentativa da FIA em mudar um pouco a face dos ralis do WRC.

Para começar, especiais de 40, 50 e 60 kms, em estradas de terra e montanha, com partes muito sinuosas. Basicamente, na mais longa, com 66 kms, prevê-se quase uma hora a guiar. Gerir bem os pneus será fundamental.Maratonas à parte, registe-se o facto de Dani Sordo se estrear pela Ford no que poderá ser o primeiro teste duma parceria mais longa, já que se o lesionado Jari-Matti Latvala (ausente da Argentina devido ao facto de ter partido a clavícula numa acidente de esqui – só deve regressar na Grécia) for para a VW, Sordo poderá passar da MINI para a Ford em 2013.

Em termos desportivos, Loeb poderá ter a tarefa mais facilitada devido à ausência de Latvala, mas a verdde é que, muito provavelmente, nesta prova é mais indicado um piloto experiente como Petter Solberg, e caso as coisas corram bem para os lados da Ford poderá dar-se aqui a definitiva candidatura de Solberg à renovação do título que alcançou em 2003 com a Subaru. Não é fácil, mas possível, ainda mais se os colegas de equipa passarem a contribuir para isso, como sucede, e sempre sucedeu na Citroen com Loeb.
A exemplo do que aconteceu em Portugal teme-se que o rali da Argentina seja muito complicado e existam muitos abandonos, o que poderá tornar o evento um novo bodo aos pobres, como em Portugal. Se assim for, os suspeitos são também os do costume, com Mads Ostberg, Evgeny Novikov, Ott Tanak e Nasser Al-Attiyah na primeira linha para surpreender. Armindo Araújo tenta novamente o top 10, numa prova que provavelmente lhe assenta que nem uma luva já que uma maratona é mais sobreviver que sprintar (ler mais sobre a prova do piloto luso em separado).
Horário: (Hora em Portugal)
Dia 1 - Quinta-Feira 26 Abril
SS1 Super Especial 1 6.04 00h08m (madrugada de sexta)

Dia 2 - Sexta-Feira 27 Abril

Assistência
SS2 La Pampa / La Pampa 1 37.51 11h28m
SS3 Ascochinga / Agua De Oro 1 51.88 12h21m
Assistência
SS4 La Pampa / La Pampa 2 37.51 16h46m
SS5 Ascochinga / Agua De Oro 2 51.88 17h39m
Assistência
SS6 Cosquin / Villa Allende 19.18 21h23m
Assistência

Dia 3 - Sábado 28 Abril

Assistência
SS7 San Agustin-Santa Rosa 1 20.18 12h30m
SS8 Amboy-Santa Monica 1 20.33 09h18m
SS9 Intiyaco-Golpe De Agua 1 39.74 14h31m
Assistência
SS10 San Agustin-Santa Rosa 2 20.18 18h44m
SS11 Amboy-Santa Monica 2 20.33 19h32m
SS12 Intiyaco-Golpe De Agua 2 39.74 20h45m
Assistência
SS13 Super Especial 2 6.04 23h50m
Assistência

Dia 4 - Domingo 29 Abril

SS14 Matadero / Ambul 65.74 12h00m
SS15 Mina Clavero / Giulio Cesare 1 17.41 13h51m
SS16 El Condor / Copina 16.32 14h32m
Assistência
SS17 Mina Clavero / Giulio Cesare 2 17.41 18h07m
SS18 El Condor / Casilla Negra 11.16 18h48m
SS19 Power Stage Copina 4.15 19h21m

Fonte:Autosport
Ramos Pardal

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