Praticamente um mês depois da passagem por Portugal, o Campeonato do Mundo de
Ralis volta a atravessar o Atlântico para a disputa do Rali da Argentina.
Armindo Araújo e Miguel Ramalho partiram para Villa Carlos Paz, cidade da
província de Córdoba e base do rali, com a esperança de regressar com um bom
resultado que passa por voltar a somar pontos para o campeonato.
Após a prova portuguesa e com a proibição de testes fora da Europa, a dupla
do MINI John Cooper Works WRC apenas terá oportunidade de voltar sentar-se no
carro na “Qualifying Stage” de quinta-feira mas, o piloto de Santo Tirso está
confiante para a estreia na Argentina. “Apesar de ser uma prova
completamente nova para nós os objectivos que traçamos são os mesmos e por isso
tudo faremos para terminar entre os dez primeiros da geral. Não temos grandes
referências ao nível da afinação e partiremos de uma base que nos permita andar
o mais rápido possível e tentar evoluir durante os dias de prova. Sabemos que a
concorrência se apresenta sempre muito forte mas vamos tentar contrariar essa
tendência”, começou por dizer Armindo Araújo.
Com características bem diferentes das provas que se disputam no WRC, o Rali
da Argentina será a prova mais longa desde a edição de 2002 do Rali Safari. Uma
nova realidade que obrigará o pelotão do Mundial de Ralis a definir bem a
estratégia a usar durante os mais de quinhentos quilómetros cronómetros.
“Depois de no México termos sido brindados com uma especial muito
extensa, na Argentina são várias as classificativas com mais de quarenta
quilómetros. O rali inicia-se com dois troços enormes e logo aí será preciso não
comprometer os objectivos. Sabemos que nestas situações ninguém pode ser tão
rápido como nos ralis mais curtos pois a abordagem terá de ser obrigatoriamente
diferente. A durabilidade dos pneus terá maior importância e poderá baralhar
muito as contas. Vamos procurar um compromisso que nos garanta a possibilidade
de chegar ao que pretendemos”, concluiu o piloto apoiado pela MINI,
GALP e MCA.
O Rali da Argentina tem início marcado para Quinta-Feira com a disputa da
Super Especial de Amarok e terminará no Domingo após concluídas as 19 Provas
Especiais previstas, onde se destaca a passagem por Matadero/Ambul, uma
classificativa com “apenas” 65,74 quilómetros de extensão.
Ramos Pardal
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