domingo, 11 de novembro de 2012

WRC: Sebastien Loeb vence Rally da Catalunha

Sebastien Loeb e Daniel Elena despediram-se da melhor forma do Mundial de Ralis, conquistando a vitória no Rally da Catalunha, numa prova muito difícil e que serviu ainda para consagrar Craig Breen e Benito Guerra na SWRC e PWRC.
Depois de uma primeira etapa dramática, Mads Ostberg assumiu-se como líder, para no segundo dia cometer um erro na passagem para o asfalto. Loeb assumiu então a liderança e apesar das claras melhorias de Jari-Matti Latvala neste tipo de terreno, o finlandês não conseguiu recuperar a totalidade das perdas do primeiro dia de competição.

Nesta derradeira etapa, Loeb e Elena mantiveram a concentração, conquistando mais uma vitória no Mundial de Ralis, despedindo-se em grande estilo da competição. Jari-Matti Latvala teve que se contentar com o segundo posto final, garantindo a vitória na Power Stage e terminando a escassos sete segundos do francês numa prova de asfalto, permitindo á Ford o melhor resultado em ralis de asfalto na presente temporada.

Mikko Hirvonen foi o terceiro com o segundo DS3 WRC, acabando por fazer mais uma prova á sua imagem. O finlandês nunca foi espectacular, mas secundou sempre quem lutou pela vitória e acabou por conquistar novo pódio, preparando-se agora para assumir o papel de ponta de lança na Citroen em 2013.

No quarto posto final terminou Mads Ostberg, que depois de um excelente primeiro dia de prova, acabou por errar na escolha de pneus e com isso perdeu quase dois minutos. Na despedida da temporada 2012, o norueguês sempre foi adiantando que está em negociações para continuar em 2013 com um Ford…ou com um DS3 WRC.

O finlandês Jarkko Nikara foi a grande sensação da prova, acabando por realizar uma prova muito sóbria com o MINI JCW WRC, apenas sendo batido nas especiais pelo espanhol Dani Sordo, sendo premiado com o quinto posto final, seguido do jovem Craig Breen, vencedor entre os concorrentes do SWRC e que com esta vitória se consagrou como Campeão da categoria, num ano verdadeiro dramático para o piloto irlandês que perdeu Gareth Roberts, o seu navegador devido a um terrível acidente no Rally Targa Fiorio.

O australiano Chris Atkinson terminou no sétimo posto da geral, seguido do sueco Per-Gunnar Andersson, enquanto Dani Sordo e Evgeny Novikov completaram os dez primeiros.

Destaque ainda para o mexicano Benito Guerra, que com três vitórias assegurou o título do PWRC.

Caí assim o pano sob o Campeonato do Mundo de Ralis, com o Rally da Catalunha a marcar a despedida de Sebastien Loeb, a passagem de Jari-Matti Latvala para a Volkswagen e um mar de dúvidas quanto á M-Sport e a pilotos como Petter Solberg.

Classificação Final:
1º Sebastien Loeb/Daniel Elena – Citroen DS3 WRC – 4h14m29,1s
2º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila – Ford Fiesta WRC a 7s
3º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen – Citroen DS3 WRC a 1m46,8s
4º Mads Ostberg/Jonas Andersson – Ford Fiesta WRC a 1m56,4s
5º Jarko Nikara/Juho Kalliolepo – MINI JCW WRC a 16m07,9s
6º Craig Breen/Paul Nagle – Ford Fiesta S2000 a 18m10,4s
7º Chris Atkinson/Glen MacNeall – MINI JCW WRC a 19m14,7s
8º PG Andersson/Emil Axelson – Proton Satria Neo S2000 a 20m16,1s
9º Dani Sordo/Carlos Del Barrio – MINI JCW WRC a 25m40,6s
10º Evgeny Novikov/Ilka Minor – Ford Fiesta WRC a 25m46,6s
Fonte:Supermotores
Foto: A.Lavadinho
Ramos Pardal

Sem comentários:

Enviar um comentário