quarta-feira, 28 de novembro de 2012

1º PORTO MINI CHALLENGE - 25 Novembro 2012

“A PAIXÃO PELOS MINIS NESTE CASO NÃO MOVE MONTANHAS MAS SIM INTEMPERIES”, foi o caso do dia de hoje no Queimodromo do Porto.

Sensivelmente há um mês e meio atrás, um grupo de aficionados por estas belas maquinas de outrora (MINIS) bem como da família mais recente dos mesmos, resolveram por carolice fazer uma pequena brincadeira aproveitando as boas instalações da Porto Extreme Spot situadas no “Queimodromo do Porto”, as “BOXES” do Circuito da Boavista, onde existe um belo espaço com 2 belas pistas.

 “PEQUENA” era assim que inicialmente se pensava, mas o “passa” palavra depressa correu vários Clubes, aficionados e ficou uma “PEQUENA GRANDE BRINCADEIRA”.

A ideia foi criar um evento onde a malta dos MINIS pudesse brincar com os mesmos em circuito fechado e com a devida segurança, então foram criadas todas as medidas para que isso não fosse o problema.

Depois foi necessário criar categorias, pois sabendo que nos MINIS há varias motorizações foram criadas 5 categorias, 1000, 1300, Livre, GR2 e GR5 para os clássicos e duas para os mais recentes Gasolina e Diesel.

A adesão foi fantástica, quer a nível de MINIS ditos de estrada como MINIS de Competição, onde tivemos a presença de alguns Pilotos dos Nacionais de Velocidade e das Perícias.

Dia 24 já havia MINIS no parque a pernoitar, à espera do grande dia, dia esse que chegou rápido e por volta das 8h da manhã já se começava a ouvir os motores a “roncar” a chegada com a malta em pulgas para aquecer os pneus, mesmo com uma pequena chuvinha que não foi o impedimento.

Depois das verificações técnicas e a confirmação de todos os inscritos, cerca de 34 MINIS a correr, deu-se início à 1ª das 2 provas, um Circuito de 1.000 metros e 6m de largura com varias curvas apertadinhas e uma ou outra reta para alegrar os Pilotos e os vários espectadores presentes, esta prova consistia em 3 voltas lançadas, o tempo gasto a fazer as 3 seria o tempo de cada Piloto.

Na 2º pista já mais larga e bem mais rápida a contar com 800 metros o conceito foi o mesmo, mas desta vez só 2 voltas cronometradas.

As provas foram sempre cronometradas com um dispositivo próprio (célula) para não haver engano nem nas milésimas de segundo, pois foram todas bem renhidas em todas as classes, muitas delas ao milésimo.

A pontuação final de cada categoria seria através do somatório das 2 provas, sendo atribuído pontos pela classificação dando a pontuação final.

Às 14.30 hora da entrega dos merecidos prémios a estes GRANDES MINISTAS, prémios para os 3 primeiros de cada categoria e 1 prémio a geral.

Hora de almoço onde contamos com cerca de 60 pessoas, boa disposição, boa comida e boa bebida….

Findo o almoço horas de cada MINISTA voltar a casa, uns de mais de perto, outros de mais longe, neste campo da distância, tivemos 1 piloto vindo da Alemanha.

Gostaríamos de salientar que foi para nós, organização, uma grande honra ter a presença na 1ª edição do Porto Mini Challenge do carismático Piloto, o Sr. António Ruão, agora na reforma, mesmo assim proporcionou-nos um belo espetáculo em pista.
Só temos que agradecera aos nossos patrocinadores, MINI Friends PT, CapacetesGP.com, Clube Classic Mini do Porto, Viana Motor Clube, NewSportEvents, Cafetaria Dom David, Chocolate, dd3D, Ya-Ya Photography, Cufra Grill, GoPro, MINI WORKS, Ocean Mail, Stand Novos, All4mini, MINISpirit, Rufigraf, Porto Extreme Sport, O Caseirinho, dmaker, Porto Lazer e Câmara Municipal do Porto. 
Texto de Sérgio Costa
Fotos de MINI WORKS

1 comentário:

  1. Obrigado a todos os presentes..... espero que tenham disfrutado deste dia.... esperamos contar com todos para o ano e que mais quiser aparecer....

    Sérgio Costa

    ResponderEliminar