domingo, 1 de maio de 2011

Dia 1 de Maio dia trágico da morte de Senna


Na terceira corrida da temporada, o GP de San Marino, em Imola, Senna declarou que esta deveria ser a corrida de início da temporada para ele, pois não havia terminado as anteriores e agora faltavam apenas 14 corridas.
Senna mais uma vez conquistou a "pole", mas o fim de semana não seria fácil.
Ele estava particularmente preocupado com dois deles. Um deles na sexta-feira durante a sessão de qualificação da tarde, o piloto brasileiro Rubens Barrichelo, envolveu-se num grave acidente perdendo o controle do seu Jordan, passou por cima de uma zebra e vouu da pista, chocando violentamente contra a barreira de pneus.
Felizmente Barrichelo saiu desse acidente com pequenas escoriações e o nariz partido, sendo proibido de participar na corrida.
O segundo ocorreu no sábado, durante os treinos livres, quando o austríaco Roland Ratzenberger correndo pela Simtek, bateu violentamente na curva Villenueve num acidente que começou a se formar na fatídica curva de Tamburello, quando a asa dianteira do seu carrgo se soltou, fazendo-o perder o controle do mesmo, ainda foi levado ao Hospital Maggiore de Bolonha , mas faleceu minutos depois.
Senn foi ter com os oficiais de pista e os convenceu a levá-lo ao local do acidente para ele mesmo ver o que poderia ter acontecido, tendo essa sua ousadia lhe custado mais uma advertência e algum desgaste na sua atribulada relação com a FIA.
Senna passou o final da manhã reunido com outros pilotos, determinados a recriar a antiga Comissão de Segurança dos Pilotos, a fim de melhorar a segurança na F1, tendo ele mesmo se oferecido para liderar essa comissão.
Apesar de tudo isto Senna e todos os outros pilotos concordaram em correr.
Ele saíu na frente, mas JJLehto deixou cair o motor do seu Benetton, tendo alguns pilotos conseguido se desviar dele, porem Pedro Lamy da Lotus não se consegui desviar embatento violentamente na trazeira de Lehto, tendo isso ocasionado a entrada do safety car em pista por cinco voltas, tendo a corrida sido reiniciada pela setima volta, e Senna rápidamente fez a terceira melhor volta da corrida, seguido por Schumacher, então Senna iniciaria aquele que seria a sua última volta, ele entrou na curva tamburello e perdeu o controle do carro, sainda quase a direito em direcção ao muro de betão. O embate foi vilentissimo, a telemetria mostrou que Senna, ao notar o descontrole do carro ainda conseguiu nessa fracção de segundo, reduzir a velocidade de cerca de 300 Km/h para cerca de 200 Km/h.
Os comissários que chegaram primeiro ao local, aperceberam-se logo da extrema gravidade do acidente e do seu estado, só puderam esperar pela equipa de médicos.
Por um momento a cabeça de Senna mexeu-se levemente. e o mundo que assistia pela TV, imaginou que ele estaria bem, mas esse movimento havia sido causado por um profundo dano cerebral. Senna foi removido do seu carro pelo Professor Sidney Watkins, neurocirurgião de renome mundialpertencente aos quadrs da Comissão Médica e de Segurança da F1, e chefe da equipa médica da corrida, recebendo ainda os primeiros socorros em plena pista, ao lado do seu carro destruído, antes de ser levado de helicóptero para o Hospital Maggiore de Bolonha, onde poucas horas depois, foi declarado morto.
Foi ainda encontrado no carro de Senna, uma bandeira austriaca que em caso de vitória ele a empunharia em homenagem ao austriaco Roland Ratzenberger, morto um dia antes.
A imagem de Ayrton Senna apoiado no seu Williams, que todo o mundo viu pelas TV`s do mundo, com o olhar distante e perdido um pouco antes do inicio do GP, ficaram para sempre marcadas pelos seus fãs.
Deixo-vox com duas citações, uma de uma jornalista Brasileiro e outro do próprio Senna:
- "" Morrei Ayrton Senna da Silva .... Uma notícia que a gente nunca gostaria de dar.""
- "Se eu tiver que sofrer um acidente que eventualmente custe minha vida, eu espero que seja de uma vez. Eu não quero ficar numa cadeira de rodas. Não quero ficar num hospital sofrendo com os ferimentos. Se eu tiver que viver, eu quero viver plenamente, intensamente, porque eu sou uma pessoa intensa. Eu arruinaria a minha vida se tivesse que viver parcialmente" (palavras proferidas 4 meses antes do acidente que o matou)
DESCANSA EM PAZ AYRTON SENNA DA SILVA
Ramos Pardal

Sem comentários:

Enviar um comentário