Seu papel anterior na Toyota agora redundante após a retirada do ex-equipe dele como "campeões fabricantes no final da temporada 1999, o bicampeão mundial espanhol Carlos Sainzescolheu voltar para a sua equipa de 1997 para a temporada de 2000 , juntando-se o operador histórico Colin McRae. Os dois homens dirigiram o Focus WRC em todos os eventos da temporada. Eles terminaram em terceiro e quarto, respectivamente, no campeonato de pilotos, embora apenas conseguindo trazer Ford 2 º lugar na corrida pelo título fabricantes atrásPeugeot [ 1 ] . Mais uma vez, parte-bit driver Piero Liatti foi chamado para ajudar a melhorar a determinação de pontos retorna Ford no asfalto.
[ editar ]temporada 2001
McRae e Sainz se juntaram para a temporada de 2001 por um terceiro piloto regular o favorito Ford retorno do início e meados da década de 1990, o francês François Delecour . da temporada McRae oscilou entre um inútil correr prolongada na época do primeiro algumas rodadas, incluindo a reforma da estação-abertura Rali de Monte Carlo , conduzindo o evento de Tommi Mäkinen , e uma série de três vitórias consecutivas sobre o argentino , cipriotas e gregos eventos, o este último colocando-o como líder do conjunto do campeonato com Makinen-se a meio da temporada. Liderando o campeonato pontos definitivas sobre a sua entrada definitiva rodada em casa , no entanto, levou McRae na fase inicial apenas para caírem fora do evento, permitindo uma constante pontos de pontuação Richard Burns a esgueirar-se passar por ele para o título. A Ford também perderam a oportunidade para os fabricantes "o título sobre o evento, enquanto os rivais Peugeot garantiu um acabamento 1-2 decisivo com Marcus Gronholm e Harri Rovanperä .
Sainz, entretanto, enfrentou uma temporada sem vitórias, mas não totalmente competitivos, mesmo permanecendo um outsider para o título de entrar no evento final. A queda de colocar seu próprio pagos a tais ambições, com o espanhol queda para o sexto lugar na classificação pontos, com 33 pontos.
[ editar ]Temporada 2002
McRae e Sainz reagrupadas para motoristas final dois períodos com a Ford em 2002 . Simultaneamente, o jovem Markko Martin substituído Delecour como terceiro piloto da equipe, após ter se encontrado esmagado pela presença de Richard Burns e Petter Solberg na ex-equipe, Subaru .
Sainz terceiro lugar no campeonato de bater seu companheiro de quarto lugar Scottish sua posição na classificação. Sua única vitória do ano veio no mesmo ano do Rali da Argentina , que herdou após a exclusão improvável de ambas as inicialmente 02/01 acabamento dominante obras Peugeot de Marcus Grönholm e inglês Burns. McRae começou a sua própria estação com o quarto lugar no Rali de Monte Carlo , mas ele sofreu uma lesão na mão quando caiu no Tour de Corse , que o deixou impedido e lutando para um ponto de pontuação acabamento único no seguinte asfalto rodada em Espanha . Lesão preocupa para Sainz, entretanto, não veio sozinho, mas em forma de longa data co-piloto Luís Moya , que foi forçado a encerrar seu ano-a-ano de cadeia ininterrupta de apresentações com o seu compatriota, a fim de recuperar, com Marc Marti para a intensificação da dupla é campeão mundial de rali da casa. Estacionamento espectador intrusivas do evento cego Sainz, fazendo com que ele acabou de funcionar para fora. Com a Ford ter inicialmente dominado os tempos fase no saibro áspero primeiro evento do ano no Chipre, nomeadamente através de McRae, Martin e François Duval , reformas sucessivas deixou McRae como o único ocupante do líder para a Blue Oval, que perdeu depois de um número de derivações infeliz que acabou deixando-se agarrado a um sexto lugar geral simples, e os dois Peugeot de fábrica, como finalizadores 1-2 sobre este evento.
Após fortuita argentino talvez ganhar Sainz, McRae retomou seu papel como o vencedor do rali da Acrópole eo Safari comícios. O primeiro sucesso veio apesar de inicialmente ser conduzido de forma inesperada nos palcos por um Märtin imperioso, enquanto o último, realizado por ocasião do quinquagésimo marco funcionamento do lendário evento de endurance, e seu passado no Campeonato Mundial de Rally nível, em retrospecto, provou ser a última vitória da carreira de McRae e galês navegador Nicky Grist , ironicamente no dia em que o escocês se tornou o campeonato driver de primeiro mundo para atingir a marca do século quarto da WRC vitórias individuais, e veio para ficar sozinho como o piloto mais bem sucedido na história do Campeonato Mundial de Rally.
Apesar do perfil destas conquistas, tanto McRae e Sainz estavam a deixar a equipe no final do ano, como companheiros de equipa para o então menos experientes Sébastien Loeb no novo campeonato em tempo integral, da Citroën .
[ editar ]temporada 2003
Na ausência dos que partiram McRae e Sainz, a Ford optou por promover o seu apoio a jovens pilotos, estónio Markko Martin eo belga François Duval , aos seus dois primeiros lugares. Uma profunda reformulação das comparativamente Focus estreou em 2003 no Rali da Nova Zelândia , onde Martin em particular mostrou imediatamente competitivo, levando para depois ser forçado a se aposentar com problemas no motor. o novo líder da equipe A marcou seu primeiro de cinco vitórias no rali da carreira em que ano Acropolis Rally , no entanto, (apesar de um momento meados de-estágio dramático para ele e navegador de Michael Park , quando o carro capota no inesperadamente voou para cima), bem como tornando-se apenas o terceiro não- escandinavos vencedor do Rally da Finlândia , anteriormente a 1000 Lakes Rally.
A Duval Júnior, entretanto, como tinha sido previsto publicamente pelo patrão da equipa, Malcolm Wilson, garantiu um lugar no pódio neste ano o Tour de Corse , tendo sempre marcou o seu primeiro pódio terminar no início do ano na Turquia .
Os dois pilotos terminaram a temporada em quarto e nono lugares, respectivamente, motoristas campeonato de. [ 1 ]
[ editar ]Temporada 2004
Martin e Duval novamente dirigiu os dois Fords obras em 2004 . Märtin conseguiu vencer a francesa , espanhola emexicana comícios, dando-lhe o terceiro lugar na classificação geral. Ambos os pilotos à esquerda no final da temporada, para se juntar a Peugeot (Martin) e Citroën (Duval).
[ editar ]temporada 2005
A temporada de 2005 viu Ford assumir dois condutores relativamente inexperientes; finlandês Toni Gardemeister echeco Roman Kresta . Gardemeister conseguido pódios no Rali de Monte Carlo , Suécia, Rali , Rali da Acrópole e doTour de Corse . [ 1 ] Kresta individual do resultado foi o sexto melhor rali, o que conseguiu em cinco eventos. A dupla, respectivamente, terminou em oitavo e quarto lugares no Campeonato de Pilotos da classificação. A equipe também introduziu com êxito o seu carro de 2006, o Ford Focus RS WRC 06 no comício final do ano na Austrália, onde apesar de alguns problemas iniciais, ele foi imediatamente rápido como Gardemeister e Kresta tanto alcançou um estágio melhor tempo durante o rali.
[ editar ]temporada 2006
equipe de operadores de a temporada de 2006 são um olhar novo, todo- finlandesa equipe de 2000 e 2002, campeãoMarcus Grönholm , codriven por Timo Rautiainen , eo jovem Mikko Hirvonen , que renovou seu vínculo com o Sport executar equipa-M para o primeiro vez desde 2003, codriven por Jarmo Lehtinen. [ 1 ] Grönholm se juntou a equipe daPeugeot , com quem, como planejado, ele terminou a sua associação, após a retirada conjunta do esporte, tanto do Grupo PSA Marques. Ele venceu seus dois primeiros eventos para a equipe, no Rali de Monte Carlo eo Rali da Suécia , mas foi perto sombra sobre ambos pelo campeão de dois e agora com o semi-condutor de obras Kronos Citroen ,Sébastien Loeb , que foi logo a afirmar-se suficiente para ultrapassar o finlandês na classificação pontos. Apesar das vitórias mais adicionais, incluindo Grécia e Finlândia , Grönholm nunca recuperou a liderança do campeonato a partir do francês e com a exceção de Hirvonen na Austrália , os dois provaram os dois únicos pilotos de rali digno de vitórias individuais em toda a temporada. Embora com quatro rodadas restantes e um ponto de chumbo 34, a lesão Loeb a partir de uma bicicleta de acidente de montanha logo após o Rali do Chipre parecia oferecer Grönholm uma chance para fechar o déficit, Finn título desafio foi finalmente matematicamente terminou com um acidente na penúltima rodada na Austrália.
Sua equipe, porém, estavam a beneficiar da ausência Loeb contra um agora enfraquecida Kronos Citroen deixou de depender de seus dois espanhóis inexperiente,Xavier Pons e Daniel Sordo (embora a equipe inicialmente chamado Colin McRae para substituir Loeb no seu primeiro evento sem ele , na Turquia ). Ford, já está ganhando nos pontos de chumbo devido à proficiência combinado com cascalho de seus dois pilotos seniores, mais rapidamente recuperado a liderança do campeonato eles nunca estiveram a perder, alcançando seu maior sucesso na conquista do fabricante o título, a tal primeira vitória da Ford desde 1979 .
[ editar ]Temporada 2007
primárias da equipa de operadores para 2007 não foram alteradas a partir de 2006. Depois de assistir o seu adversário do ano anterior, Sebastien Loeb, o regresso às vitórias sobre o retorno oficial do 2003 - 2005 -winning fabricantes campeonato fábrica Citroen da equipe na temporada, jogo de abertura em Monte Carlo , Grönholm seguido o seu terceiro lugar próprio ao vencer pela primeira vez naquela temporada na Suécia , em fevereiro, e levou seu adversário, agora a condução de um recém- homologada Citroen C4 WRC , em Pilotos do mais o campeonato pós- Rali da Finlândia férias de verão (um evento também incidentalmente ganha por Gronholm, para um bate-sétimo tempo recorde, para ampliar ainda mais sua liderança pontos).
Infelizmente para os motoristas campeonato ambições de ambos a preocupação Oval Azul e Grönholm, no entanto, ter anunciado sua aposentadoria iminente do WRC competição no final da temporada, o ancião Finn estava a sofrer uma eliminação precoce no Rally do Japão , ao fazê-lo render os detidos levar muito tempo na classificação para Loeb. Grönholm, em seguida, desviou o seu foco, batendo-se momentaneamente inconsciente, sobre as fases do asfalto inaugural do Rali da Irlanda e penúltima rodada do ano. Combinado com o adversário de Loeb ganhar, isso significava um défice quase impossível aponta para revisão para o ajuste de novo Finn rapidamente vem a temporada termina Rali de Gales . Ela culminou com o francês, estabelecendo-se para um terceiro seguro no rali de Finn é a segunda, triunfando nos pontos longo duelo entre o segundo par em anos consecutivos. Ford, no entanto, auxiliado por apoiar-companheiro de equipa continuou a superioridade de Hirvonen na superfície solta eventos sobre o seu oponente Citroen Daniel Sordo , selou uma defesa bem sucedida de Construtores do Campeonato. Enquanto isso, Hirvonen, por sua vez, além de terminar a temporada em grande estilo ao topo das tabelas de tempos depois de três dias de competição no País de Gales, também havia anteriormente tomado seu segundo e terceiro da carreira de rali do mundo em vitórias da Noruega e do Japão .
Na fase de metade do 2007 World Rally Championship, uma joint venture entre a BP-Ford e da Abu Dhabi Tourism Board foi anunciado para trazer uma terços oficial Ford Focus RS World Rally Car para a equipe de campanha. Khalid AlQassimi e co-piloto Nicky Beech impugnada, a Neste Oil Rally da Finlândia , a ADAC Rallye Deutschland , Rally RACC Catalunha-Costa Dourada e do Rali da Irlanda . [ 5 ]
Por seu trabalho na temporada de 2007, a BP Ford e M-Sport recebeu o Business Rally do Ano da Indústria Motorsport Association. [ 6 ]
[ editar ]Temporada de 2008
Mikko Hirvonen e codriver Jarmo Lehtinen retomou o papel implícito dentro da equipe de roupa líder da tripulação Cumbria o para a temporada de 2008 , depois de Marcus Grönholm e codriver Timo Rautiainen eleitos para se aposentar após a temporada de 2007, [ 7 ] com o experiente finlandês mais tarde a ser encontrados dabbling para a Ford em rallycross e manter suas ligações com o Ford WRT equipa BP em um "papel de embaixador". [ 8 ] Hirvonen foi juntado no novo visual da M-Sport line-up por um outro piloto finlandês companheiro, Jari-Matti Latvala , que entrou no cais vagas do seu local anterior em que o satélite Stobart Ford da equipe. [ 9 ] Khalid AlQassimi voltou com um programa de dez eventos no calendário do WRC 2008 a bordo de um terceiro carro. Seu co-piloto Nicky Beech, foi substituído por Michael Orr, ex-co-piloto de Matthew Wilson . [ 10 ]
A temporada teve um início promissor para ambos os pilotos finlandeses, com Hirvonen a tomar segundo o aparentemente onipresente Loeb no Rali de Monte Carlo em Janeiro, antes de Latvala quebrou Henri Toivonen 's-pé longa história como o mais novo World Rally Championship-qualificação vencedor evento ultrapassando as Hirvonen a vitória sobre os seguintes Rali da Suécia . Hirvonen coletados sua primeira vitória do ano no Rali da Jordânia e levou Latvala em Ford taticamente julgado astutamente 1-2 em Rally da Turquia para fazer valer um ponto de vantagem sobre o delgado Loeb Citroen posição em ambos os finlandeses 'rodada inicial do campeonato, em agosto. Infelizmente para a Ford, no entanto, nem Hirvonen Latvala, nem foram capazes de derrotar Loeb, com o francês processo dominante agora para gravar seu oitavo e nono vitórias da temporada na Nova Zelândia , Espanha e Córsega comícios. Para, asfalto rodadas duas últimas, chefe da equipe, Malcolm Wilson, elaborado em, no lugar de Latvala, veloz belga e hora em tempo integral piloto e um para a equipe Ford, François Duval , a fim de maximizar a equipe aponta a lanço em superfície, tradicionalmente favorável para os seus rivais franceses.
Embora Hirvonen voltou a ganhar forma na cabeça de um Ford 02/01 com Latvala no Japão , foi no mesmo evento em que Loeb terminou em terceiro lugar, finalmente, conquistar motoristas título, embora a equipe fechou em dentro de onze pontos da Citroen em fabricantes título da corrida, com um total possível de dezoito anos ainda estão disponíveis, como a temporada termina Rali de Gales apareceu em dezembro.
[ editar ]Temporada 2009
Hirvonen, Latvala e Al-Qassimi foram mantidos na equipe. Rival da equipe Citroën começou a temporada fora de um bom começo, Sébastien Loeb vencer todos os cinco primeiros ralis.Após terminar em terceiro na Irlanda , Hirvonen conseguiu quatro segundos lugares consecutivos, mas aposentou-se em Argentina , com um problema no motor. A equipe conquistou sua primeira reunião da temporada na Itália , batendo Latvala Hirvonen. Hirvonen, em seguida, levou quatro vitórias consecutivas, dando-lhe uma vantagem de cinco pontos sobre Loeb, com duas rodadas de ir. Hirvonen terminou em terceiro na Espanha e levou uma liderança do campeonato apontam para a final na Grã-Bretanha . No entanto, Loeb bateu-lhe a vitória na Inglaterra, conquistando o campeonato. Hirvonen terminou em segundo na classificação, com Latvala quarto. Ford terminou em segundo no campeonato de construtores por trás Citroën.
[ editar ]temporada 2010
Hirvonen, Latvala e Al-Qassimi foram retidos novamente na equipe para 2010. A equipe teve um início forte, Hirvonen vencedor na Suéciacom Latvala em terceiro. No entanto, a Ford se esforçou na próxima rodada no México , Hirvonen e Latvala só administrando quarto e quinto, respectivamente, como Citroën encheu o pódio. Hirvonen saiu da pista no dia de abertura do Rali da Jordânia , mas Latvala estava lutando pela vitória. Ambas as equipes usaram táticas para determinar a ordem de estrada, Loeb acabou ganhando para a Citroën.Hirvonen terminou em terceiro na Turquia , enquanto Latvala venceu Sébastien Ogier para vencer na Nova Zelândia depois de Loeb e Hirvonen cometeu erros lutou por ritmo. Citroën encheu o pódio novamente em Portugal , Hirvonen a Ford líder em quarto.
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