domingo, 17 de março de 2013

Kimi Raikkonen venceu o Grande Prêmio da Austrália

Kimi Raikkonen surpreendeu tudo e todos e venceu o Grande Prémio da Austrália, o primeiro da temporada, batendo Fernando Alonso e Sebastian Vettel.

A arrancar do sétimo lugar da grelha de partida e com o domínio que a Red Bull evidenciou na qualificação, seriam poucos que apostariam num triunfo do finlandês da Lotus. Mas um bom arranque, que o atirou para o quinto posto, e a ultrapassagem a Lewis Hamilton logo na segunda volta, que caiu para quarto lugar nos primeiros metros de prova, foram as fundações para um triunfo, sendo ainda ajudado pela falta de ritmo de Sebastian Vettel, que impediu que os pilotos da Ferrari esticassem o F138.

Kimi Raikkonen encostou nos pilotos da equipa de Maranello, demonstrando que o E21 Renault geria muito bem os pneus super-macios da Pirelli, parando pela primeira vez na nona volta, ao mesmo tempo que Alonso, lançando-se então para dois longos stints com as borrachas médias do construtor transalpino – de vinte e quatro voltas cada um – sempre num bom ritmo, o que lhe permitiu realizar apenas duas paragens nas boxes, contra três dos seus mais directos perseguidores.

Nas voltas finais ainda ficou no ar a possibilidade do espanhol da Ferrari, que subira ao segundo lugar depois de ter antecipado a sua segunda passagem pelas boxes e de ter ultrapassado Lewis Hamilton e Adrian Sutil, poder apanhar o homem da Lotus, uma vez que chegou a ganhar mais de um segundo por volta ao líder. Porém, quando Alonso chegou a estar a quatro segundos de Raikkonen, este aumentou o ritmo, passando a gerir o andamento do espanhol e acabando por selar a vitória com a volta mais rápida da corrida na quinquagésima sexta volta, obrigando o bicampeão mundial a contentar-se com o segundo lugar.

No degrau mais baixo do pódio ficou Sebastian Vettel que, depois de ter esmagado a concorrência na qualificação, em corrida nunca mostrou andamento para Raikkonen e para Alonso. O alemão da Red Bull ainda liderou a corrida até à primeira ronda de troca de pneus, ao manter a vantagem da pole-position, mas nunca conseguiu afastar-se dos pilotos da Ferrari e acabou por ser batido pelo finlandês e pelo espanhol tanto em performance, como em gestão de pneus e estratégia.

O Tricampeão Mundial chegou mesmo a ser incomodado por Felipe Massa, que com um bom arranque subiu ao segundo lugar, mas o brasileiro não conseguiu manter o andamento depois da terceira troca de pneus, terminando a prova no quarto lugar a onze segundos de Vettel.

Lewis Hamilton acabou por ser uma das desilusões da corrida, uma vez que se esperava que pudesse ser um dos candidatos aos lugares do pódio, mas cedo ficou evidente que o Mercedes F1 W04 não tinha argumentos para o Lotus, os Ferrari e Red Bull. O inglês tinha previsto originalmente uma estratégia de duas paragens, mas viu-se obrigado a passar pelas boxes por uma terceira vez, vendo a bandeirada de xadrez a quarenta e cinco segundos de Raikkonen e sob pressão de Mark Webber.

Como tem sido recorrente, o australiano realizou um péssimo arranque do segundo lugar da grelha de partida, sendo engolido pelo pelotão, terminando a primeira volta no sétimo posto. Sem conseguir recuperar, Webber terminou no sexto lugar a pouco mais de um segundo de Hamilton, beneficiando dos problemas de Adrian Sutil para subir uma posição.

O alemão da Force India arrancou do décimo segundo lugar, partindo com pneus médios, o que lhe permitiu ascender ao comando da corrida. Contudo, quando no final da prova montou pneumáticos super-macios, perdeu muito tempo e viu-se suplantado por Hamilton e por Webber, quando um lugar no top-5 parecia estar ao seu alcance.

No oitavo lugar ficou Paul di Resta, o colega de equipa do germânico, tendo também ele realizado uma boa prova, suplantando com facilidade Jenson Button.

Os pilotos da McLaren passaram por muitas dificuldades ao longo das cinquenta e oito voltas de corrida, tendo inglês sido o seu melhor representante, ao terminar no nono lugar mais de um minuto e vinte de Raikkonen. O Campeão do Mundo de 2009 concluiu a prova acossado por Romain Grosjean, que teve uma performance diametralmente oposta à do seu colega de equipa. O francês liderou Sérgio Perez e Jean-Éric Vergne, terminando o trio em formação bastante compacta.

Nico Rosberg, que parecia capaz de terminar perto do seu colega de equipa, viu-se obrigado a abandonar quando estavam cumpridas vinte e seis voltas devido a problemas eléctricos.

No próximo fim-de-semana será disputado o segundo Grande Prémio da temporada, que terá lugar em Sepang, onde se espera mais uma corrida bastante emotiva, muito embora o circuito malaio seja bastante distinto do traçado de Albert Park.

POS PILOTO EQUIPA TEMPO/DIFERENÇA
1. Raikkonen Lotus-Renault 1h30:03.225
2. Alonso Ferrari + 12.451
3. Vettel Red Bull-Renault + 22.346
4. Massa Ferrari + 33.577
5. Hamilton Mercedes + 45.561
6. Webber Red Bull-Renault + 46.800
7. Sutil Force India-Mercedes + 1:05.068
8. Di Resta Force India-Mercedes + 1:08.449
9. Button McLaren-Mercedes + 1:21.630
10. Grosjean Lotus-Renault + 1:22.759
11. Perez McLaren-Mercedes + 1:23.367
12. Vergne Toro Rosso-Ferrari + 1:23.857
13. Gutierrez Sauber-Ferrari + 1 volta
14. Bottas Williams-Renault + 1 volta
15. Bianchi Marussia-Cosworth + 1 volta
16. Pic Caterham-Renault + 2 voltas
17. Chilton Marussia-Cosworth + 2 voltas
18. van der Garde Caterham-Renault + 2 voltas
ABANDONOS
Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 40
Rosberg Mercedes 26
Maldonado Williams-Renault 25
Hulkenberg Sauber-Ferrari 1

VOLTA MAIS RÁPIDA: Raikkonen, 1:29.274

CAMPEONATO DE PILOTOS
POS PILOTO PONTOS
1. Raikkonen 25
2. Alonso 18
3. Vettel 15
4. Massa 12
5. Hamilton 10
6. Webber 8
7. Sutil 6
8. Di Resta 4
9. Button 2
10. Grosjean 1

CAMPEONATO DE CONSTRUTORES
POS CONSTRUTOR PONTOS
1. Ferrari 30
2. Lotus-Renault 26
3. Red Bull-Renault 23
4. Mercedes 10
5. Force India-Mercedes 10
6. McLaren-Mercedes 2
Fonte:Sportmotores
Ramos Pardal

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