NSE - Qual o balanço que fazes da tua época de 2012?
Pedro Conde - A época de 2012 foi positiva, com 3 vitorias à geral, 1 segundo lugar, 1 terceiro e uma desistência no C.R.R.S. e um terceiro lugar à geral no Rally de Portugal “OPEN”. Melhor do que isto não podia haver!
NSE - Quais foram os momentos marcantes da tua temporada desportiva de 2012?
Pedro Conde - O momento que mais marcou foi ter levado o Márcio Marreiros à conquista do campeonato, e também o empenho que a equipa MC Competições tiveram na preparação do Mitsubishi EVO VI.
NSE - Quais foram os momentos marcantes de 2012, em termos gerais, nos ralis?
Pedro Conde - Em termos gerais foi a retirada da FORD no WRC, e o pobre C.P.R., a entrada da VW no WRC, e o desaparecimento de alguns pilotos e navegadores em certas provas, pois isso mexe sempre comigo ou com qualquer pessoa que faz este desporto.
NSE - Qual é, na tua opinião, um dos melhores navegadores de sempre em Portugal ?
Pedro Conde - Obrigado pelo o elogio! Nós em Portugal tivemos e temos grandes navegadores e pouco falam deles, pois o merito vai sempre para o piloto. Os Media e até o público em geral esquecem recorrentemente que dentro do carro vão duas pessoas.
Tenho o privilégio de ser um dos poucos navegadores portugueses a participar em algumas provas do campeonato do Mundo de ralis e ser o único navegador Algarvio a pontuar no WRC algo, até, já referido pela vossa publicação.
NSE - Faz-nos um resumo do teu percurso de navegador.
Pedro Conde - Depois de acompanhar tantos anos o mundo dos ralis, coisa que faço desde pequeno e onde ia acompanhar o meu Pai, que chegou a ser piloto oficial da Nissan no TT e navegador do Inverno Amaral, sempre fiquei com o “bichinho” pelos ralis. Em 1998 surgiu um convite para fazer o Troféu ralis do sul. O primeiro rali foi em Reguengos de Monsaraz com um Renault 11 Turbo onde fiquei em 10º lugar da geral.
Mais tarde, em 2002, conquistei o Troféu com um Ford Sierra 4×4 onde nesse ano o pior resultado que averbei foi um 5º lugar à geral.
De 2003 a 2007 fiz o C.R.R.S. com o meu amigo e padrinho Rui Chaparro num Renault Clio Williams ex-fábrica. Foi óptimo e emotivo! Andávamos sempre a “morder nos calcanhares” dos 4×4! Ganhámos troços à geral e também obtivemos bons resultados à geral, vários pódios em 2º à geral. Inclusivamente em 2003, fiz com o Rui o rali de Portugal no troféu Punto onde conquistamos e honroso 4º da geral no troféu e vencemos alguns troços no troféu.
Em 2007 comecei a navegar o Ricardo Teodósio e para “estreia” tivemos um grande e aparatoso acidente quando com um Ford Escort Cosworth embatemos a 170 Km/h num pontão, felizmente sem consequências de maior para a nossa integridade física. Foi logo uma experiência e tanto com o Ricardo
Em 2008 fizemos o Open de ralis onde protagonizámos grandes lutas com o Pedro Peres e o Tiago Ferreira.
Em 2009 fizemos o C.P.R. e aí conquistamos o Vice campeonato nacional no Grupo N. Lutámos com o Adruzilo Lopes, ao Ricardo Moura e até mesmo com o Bruno Magalhães.
Em 2010 fiz o C.P.R. e o PWRC com o Nuno Barroso Pereira.
Em 2011 comecei a navegar o Márcio Marreiros! Conquistámos o vice-campeonato no C.R.R.S. e em 2012 rubricámos com satisfação o título de Campeões nesse mesmo campeonato.
NSE - Qual o teu maior sonho como navegador ?
Pedro Conde - O meu maior sonho como navegador era fazer o campeonato do Mundo com um WRC e uma prova do Dakar.
NSE - Qual o piloto nacional e não nacional que gostarias de navegar e porquê ?
Pedro Conde - Eu já tive o prazer de navegar durante três anos, um dos melhores pilotos nacionais que é o Ricardo Teodósio. Gostava de navegar o Bruno Magalhães. Em termos de pilotos internacionais gostava de navegar o Dani Sordo e o Ogier.
NSE - Indica uma medida para reduzir custos nos ralis em 2013?
Pedro Conde - Na minha opinião o problema dos ralis em Portugal não é a redução de custo, mas sim a FPAK ouvir os pilotos e chegarem a um consenso.
NSE - Por último qual é o teu projecto para 2013?
Pedro Conde - Ainda não sei o que irei fazer em 2013, mas gostava de voltar a fazer o C.P.R. e também experimentar fazer o nacional de TT.
Texto: Ramos Pardal
Fotos : A.Lavadinho e outros
PARABENS
ResponderEliminarGrande entrevista
recomendo vivamente
Pedro ...espero que continues muitos anos nos ralis
Um grande abraço
do sempre amigo
FiFé