Daniel Nunes teve um excelente ano, ano esse que foi de confirmação como piloto rápido, espectacular e consistente. Apenas lhe fugiu o título no COR – Campeonato Open de Ralis, mas a época fica marcada por vitórias e pela quantidade de troféus que levou para casa.
NSE - Qual o balanço que fazes da tua época de 2012?
Daniel Nunes - O nosso balanço é super positivo. Em 15 ralis feitos conseguimos ter um excelente ritmo durante toda a época. Posso dizer que foi uma época de ouro com os títulos de Campeão Regional Centro, Campeão Junior, vice-Campeão do Open e o Daniel Amaral Campeão dos Navegadores do Open que acabou por ser a cereja em cima do bolo, sem esquecer ainda o 3º lugar na Taça de Portugal com apenas duas corridas e um 3º lugar no Regional Norte. Pode dizer-se que onde passámos deixámos marcas e “sabor” a vitórias. Não fomos, por vezes, mais rápidos porque temos a aposta de brindar com algum espectáculo todo o público que, se calhar, com sacrifícios se desloca de longe para ver ralis e esses merecem ver algo de que mais tarde se possam recordar, mais não seja do “pássaro amarelo”, como nós lhe chamamos, com as cores dos nossos magníficos patrocinadores e é a eles que dedico todos estes títulos. Sem eles nada era possível .
NSE - Quais foram os momentos marcantes de 2012 da tua temporada desportiva?
Daniel Nunes - Foi sem duvida a entrada na terra. Com a mudança de estrutura técnica na nossa equipa, que ficou a cargo da João Lima Carlos Service fizemos mudanças brutais a todo nível e tive um Mitsubishi mais forte e fiável que nunca. Isso deu os seus frutos como sejam as duas vitórias na terra e uma em asfalto em Mortágua.
Tivemos excelentes ralis este ano onde, nos ralis de asfalto, para mim os melhores foram Montelongo onde fizemos segundo na entrada do campeonato e Viana do Castelo do Regional Norte onde vencemos, foram ralis bem desenhados e competitivos. Na terra os melhores foram sem duvida alguma Oliveira do Hospital e o Rali de Loulé onde tivemos duas vitorias suadas e nos quais combatemos contra dois pilotos muito bons, saindo dessas vitórias com a moral em alta e com a certeza de que estávamos muito fortes.
NSE - Quais foram os momentos marcantes de 2012, em termos gerais, nos ralis?
Daniel Nunes - Não posso esquecer o grande gesto de amizade do meu amigo Ricardo Teodósio ao nos emprestar o carro dele para podermos ir a Baião trazer o título de navegadores para o Daniel Amaral… esse sim um gesto digno de um grande amigos nos ralis.
NSE - Indica uma medida para reduzir custos nos ralis em 2013?
Daniel Nunes - Neste aspecto sou suspeito para falar porque represento duas grandes marcas nos ralis. Mas se calhar uma media passava pelo pneu de marca única, sem esquecer de referir a Kunho Tires. A outra medida passava, sem duvida, por reduzir o preço das inscrições .
Ouvi também alguns rumores sobre a utilização de gasolina comercial. Acho que é um absurdo, e falo por mim, porque depois vou gastar o dobro em reparações de motores, já para não falar que temos que voltar a afinar os carros! Acho que isso não é reduzir custos, mas sim aumenta-los. Depois não estou a ver as organizações a terem meios para fazer análises à gasolina. É melhor, se calhar, ficar como está e preocuparem-se em estudar melhor um calendário que não obrigue a andarmos a mudar constantemente as especificações do carro de terra para asfalto e vice versa, pois isso é super dispendioso.
NSE - Por último qual é o teu projecto para 2013?
Daniel Nunes - O nosso projecto passa mais uma vez pelo Open. Da forma como está o calendário não temos hipóteses de subir este ano ao CPR.
Mas ainda está tudo muito “em branco”… o projeto está na mesa, temos muito pouco tempo para preparar tudo e mesmo que queiramos mudar de viatura é tudo com prazos muito curtos, pois ainda agora acabamos o campeonato e temos pouco tempo para preparar a próxima época.
Texto: Ramos Pardal
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