Sebastien Ogier e Julien Ingrassia venceram o Rally da Suécia, oferecendo a primeira vitória á Volkswagen e ao Polo R WRC, depois do excelente segundo posto em Monte Carlo.
Sebastien Loeb foi o primeiro líder da prova ao vencer a super-especial de abertura, mas durante a primeira etapa assistiu-se a uma grande exibição de Ogier e Ingrassia, que vencendo a quase totalidade das especiais, fecharam o primeiro dia de competição com meio minuto de vantagem para Loeb e Latvala, que desta forma confirmava o bom momento da Vw na Suécia.
O segundo dia de competição ficou marcado pela tentativa de recuperação de Loeb, mas o pluri-Campeão Mundial apenas conseguiu recuperar cinco segundos, entrando para o último dia com poucas chances de repetir a vitória de Monte Carlo, enquanto Latvala se via surpreendido por Ostberg na luta pelo mais baixo do pódio.
Sebastien Ogier voltou a estar muito forte na última etapa e o francês chegou a admitir ao final da manhã de que não estava a correr riscos, levando mesmo Sebastien Loeb a levantar o pé, quando uma sucessão de erros numa especial quase o levou a sair de estrada.
Ogier/Ingrassia acabariam por oferecer assim a primeira vitória á Vw no Mundial de Ralis, conquistando ainda os pontos pela vitória na Power-Stage, onde a Vw conseguiu a dobradinha.
A Sebastien Loeb restou o segundo posto, numa prova onde o francês admitiu por várias vezes não conseguir seguir o ritmo de Ogier. Na antepenúltima especial esteve mesmo perto de sair de estrada e admitiu que já nem valia a pena tentar manter a pressão sobre o seu compatriota da Vw.
O mais baixo do pódio foi para o norueguês Mads Ostberg, que começando com uma penalização de vinte segundos, cedo perdeu o “comboio” de Ogier, numa prova onde o piloto da M-Sport esperava lutar pela vitória. Se no primeiro dia ainda rodou com um andamento próximo do de Ogier, nas duas etapas seguintes viu os “Sebastien’s” irem definitivamente embora, protagonizando um interessante duelo com Jari-Matti Latvala pelo terceiro posto, acabando por ganhar essa batalha por seis segundos, enquanto Latvala ofereceu ainda o quarto posto á Vw, conseguindo ainda a segunda melhor marca na power-stage. O finlandês ainda não está totalmente á vontade com o Polo R WRC, mas compensou com um bom resultado para a equipa.
O belga Thierry Neuville não foi particularmente rápido, mas acabou por realizar uma prova isenta de erros, beneficiando da saída de estrada de Evgeny Novikov na última etapa para ascender ao quinto posto, enquanto o finlandês Juho Hanninen fechou a prova no sexto posto, colocando o terceiro Fiesta WRC da M-Sport nos seis primeiros.
O checo Martin Prokop voltou a estar num nível bem diferente dos da frente, terminando no sétimo posto, aproveitando a penalização de quatro minutos a Henning Solberg no último dia para trocar de posição com o norueguês que assim foi o oitavo.
Evgeny Novikov perdeu um segundo quinto-posto na última etapa com uma saída de estrada, terminando em nono, enquanto o árabe Yazeed Al-Rajhi completou os dez primeiros, vencendo na WRC2, competição que dominou desde a segunda etapa, quando se revelou claramente mais rápido do que o norueguês Anders Grondal em Subaru Impreza.
Motivos de preocupação para a Citroen após a Suécia, pois apenas Sebastien Loeb continuou a marcar pontos, uma vez que Hirvonen perdeu quase vinte cinco minutos no primeiro dia com uma saída de estrada, enquanto Dani Sordo ficou pelo caminho no último dia de competição…também com uma saída de estrada.
Classificação Final:
1º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia – Vw Polo R WRC – 3h11m41,9s
2º Sebastien Loeb/Daniel Elena – Citroen DS3 WRC a 41,8s
3º Mads Ostberg/Jonas Andersson – Ford Fiesta WRC a 1m24,5s
4º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila – Vw Polo R WRC a 1m30,6s
5º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul – Ford Fiesta WRC a 5m06,4s
6º Juho Hanninen/Tomi Tuominen – Ford Fiesta WRC a 5m43,1s
7º Martin Prokop/Michal Ernst – Ford Fiesta WRC a 11m25,4s
8º Henning Solberg/Emil Axelssson – Ford Fiesta WRC a 11m52,7s
9º Evgeny Novikov/Ilka Minor – Ford Fiesta WRC a 13m04s
10º Yazeed A-Rajhi/Michael Orr – Ford Fiesta S2000 a 16m27s
Fonte: Supermotores (Ricardo Batista)
Ramos Pardal
Sem comentários:
Enviar um comentário